-
Gabarito A e anotem no caderno. Bom resumão: A burocracia apresenta as seguintes características principais:
• Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal.
• Caráter formal das comunicações: nas organizações burocráticas, a comunicação é realizada por escrito e de forma exaustiva: ao mesmo tempo em que os textos formais escritos asseguram a interpretação unívoca das comunicações, a forma exaustiva compreende todas as áreas da organização.
• Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, a divisão do trabalho é horizontal e feita de forma racional, com vistas a assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos; cada componente tem atuação restrita às tarefas vinculadas ao seu cargo, que, por sua vez, encontram-se descritas de forma clara, precisa e exaustiva.
• Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos;
• Rotinas e procedimentos padronizados: nas organizações burocráticas, o ocupante de cargo guia-se por regras e normas técnicas claras e exaustivas, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.
• Impessoalidade nas relações: nas organizações burocráticas, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas é feita de forma impessoal; as pessoas são consideradas apenas pelos cargos ou funções que exercem, e os subordinados não obedecem a uma determinada pessoa, mas ao ocupante do cargo.
• Competência técnica e meritocracia: nas organizações burocráticas, a contratação de pessoal se dá mediante critérios racionais de competência ou classificação em concursos (e não segundo critérios pessoais), e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.
• Especialização da administração: nas organizações burocráticas, há uma clara distinção entre o público e o privado; entre o político e o administrativo; entre a propriedade pública e a propriedade pessoal. Os dirigentes não são os donos do negócio, e o funcionário não pode se apossar do cargo, nem tê-lo como sua propriedade.
• Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário burocrata é um especialista, e administrar é sua profissão. Os membros da organização são profissionais especializados nas atividades que exercem; recebem salários e constroem sua carreira ao longo dos anos.
• Previsibilidade de funcionamento: nas organizações burocráticas, as normas e os regulamentos escritos e exaustivos preveem antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades – o que assegura a completa previsibilidade de comportamento de seus membros.
Consulta: PALUDO apud Weber (1966); Hall (1966); Weber (1973); Diggins (1999); Lorigados, Lima e Sachez, (2003); Weber (2005), com diversas adaptações.
-
Em resumo, a Administração Burocrática tem como apanágios "[...] a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal" (BRASIL, 1995, p. 15). Se na Administração Patrimonialista inexiste controle, na Burocrática ele é rígidíssimo, e desenvolve-se sempre a priori. Imputa-se à Constituição Federal de 1988 a adoção de um modelo burocrático de Administração Pública
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20206/reflexoes-sobre-os-impactos-do-gerencialismo-no-direito-administrativo-brasileiro#ixzz3Shozlp5X
-
Gabarito: letra A.
a) Na administração pública burocrática, o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista, por meio do controle administrativo, é sempre a priori, visto que consiste em um princípio norteador desse tipo de administração. CERTO. Na administração pública burocrática, os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.
b) No patrimonialismo, a res publica diferencia-se completamente errada das res principis. ERRADO. No patrimonialismo, a res publica não é diferenciada das res principis. Em conseqüência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
c) Apesar de a administração pública burocrática ser, de uma forma geral, ineficiente, os serviços que oferece aos cidadãos/clientes são referenciais de qualidade de prestação de serviço. ERRADO. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços.
d) Por meio do modelo de administração pública gerencial, rompeu-se com o modelo burocrático e, como consequência, aboliram-se os princípios vigentes na administração burocrática. ERRADO. A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.
e) No modelo gerencial, o foco das atividades consiste nos procedimentos e processos próprios desse modelo, de modo que a participação dos agentes privados e da sociedade civil é preterida. ERRADO. O modelo gerencial apresenta foco nos resultados.
Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, 1995.
-
a) CERTO : para evitar corrupção e nepotismo o controle é a priori.
b)ERRADO: No patrimonialismo res publica = res principis
c)ERRADO: A adm pública gerencial: evolução
Gerencialismo puro -> eficiência , reduzir custo a qualquer custo/ o indivíduo é mero pagador de impostos.
Consumerismo: Qualidade/ eficácia / o indivíduo passa a ser cliente.
PSO( Public Service Orientation): O indivíduo agora é cidadão/ accountabilty/ equidade.
No gerencialismo o controle é a posteriori.
d) ERRADO: Na adm gerencial ainda há traços da burocracia não só nos princípios, mas também nas ações, pois as pessoas ainda raciocinam e agem sob a égide de velhas formas.
Alguns princípios ainda utilizados: impessoalidade e meritocracia, , que ainda é uma ideologia do gerencialismo.
Pontos em comum da burocracia com o gerencialismo: Rigorosa profissionalização da adm pública.
e) ERRADO: Gerencialismo: excelência nos resultados.
-
Na administração pública burocrática, o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista, por meio do controle administrativo, é sempre a priori, visto que consiste em um princípio norteador desse tipo de administração.