SóProvas


ID
3199786
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Logística

Um assunto que emerge junto com a 4ª Revolução Industrial é a logística 4.0.


Um dos viabilizadores para o surgimento da logística 4.0 é o(a)

Alternativas
Comentários
  • As mudanças da logística 4.0

    Essa nova tendência tem foco em construir processos mais eficientes para a área de logística e, ao mesmo tempo, desenvolve a empresa como um todo. Os meios de produção e consumo podem ser transformados e resultar em maior acessibilidade e disseminação de informação.

    Essa tecnologia já tem aplicação real, como é o caso das empilhadeiras automaticamente guiadas. Por meio de sistemas de computadores é possível programar os movimentos do veículo de acordo com o layout do armazém que foi previamente mapeado.

    O software indica a ordem de tarefas a serem realizadas, como a descarga de caminhões em horários específicos, levando a carga até a prateleira adequada e se descolando entre os corredores com precisão.

    Essa tecnologia tem potencial para tornar o trabalho mais seguro para a equipe, como também reduzir custos operacionais de maneira considerável. Além de tornar a atividade mais precisa, evitando erros, por funcionar de forma automática.

    A tecnologia por trás do setor logístico

    Essa nova modalidade da logística se baseia em um conceito chamado Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, em português.

    O termo “coisas”, como é utilizado aqui, serve para representar os equipamentos e dispositivos presentes na sua casa ou empresa, que tem acesso à Internet e usam essa ferramenta para se comunicar com outros dispositivos ou usuários.

    Já existem em utilização no mercado etiquetas para os lotes de mercadorias que ativam sensores capazes de dar baixa quando os itens entram no estoque de insumos, quando são direcionados para a linha de produção e, posteriormente, integram o estoque de produtos acabados que devem ser enviados aos clientes.

    Assim, cada remessa pode ser controlada de maneira individual, assegurando que ela foi embarcada e entregue ao destinatário em conformidade com as especificações do pedido.

    Quando aplicado à logística, tal integração entre os recursos tecnológicos possibilita o acesso aos pedidos do cliente para identificar em qual etapa de produção se encontra.

    Ela proporciona o acompanhamento dos níveis de estoque em tempo real, torna-se mais proativo ao repor os itens conforme necessidade e o transporte de cargas torna-se mais seguro com monitoramento 24 horas por dia.

    Fonte: https://www.longa.com.br/tendencias/o-que-muda-com-a-logistica-4-0/