- ID
- 3200077
- Banca
- ADM&TEC
- Órgão
- Prefeitura de Pedra - PE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
SELIC
A expectativa para a taxa básica de juros (Selic) na pesquisa Focus que o Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira voltou a cair para este ano, em meio à fraqueza da economia e à inflação comportada.
O levantamento semanal apontou que a expectativa para a Selic, reduzida na última reunião a 6,0%, é agora de que termine 2019 a 5,00%, menor do que os 5,25% de antes. Com isso, o cenário se alinha ao do Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, que também baixou a visão para os juros básicos de 5,13% para 5%.
De acordo com as estimativas, a perspectiva é de corte de 0,50 ponto percentual no encontro de setembro do BC, seguido de mais duas reduções de 0,25 ponto cada.
Em sua comunicação mais recente, o BC repetiu que a conjuntura ainda prescreve política monetária estimulativa no Brasil – ou seja, com juro abaixo do neutro –, com inflação ancorada.
(Adaptado. Consultado em agosto de 2019. Disponível em: http://bit.ly/2Z44b06)
Com base no texto 'SELIC', leia as afirmativas a seguir:
I. Após uma leitura atenta do texto, o leitor pode depreender que a expectativa para a taxa básica de juros na pesquisa Focus que o Banco Central divulgou voltou a cair para este ano. De acordo com o texto, em sua comunicação mais recente, o Banco Central repetiu que a conjuntura ainda prescreve política monetária estimulativa no Brasil – ou seja, com juro abaixo do neutro –, com inflação ancorada.
II. Em sua comunicação mais recente, o Banco Central repetiu que a conjuntura econômica não prescreve política monetária estimulativa no Brasil. Ou seja, espera-se o juro acima do neutro, com inflação descontrolada.
Marque a alternativa CORRETA: