Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica e Exames laboratoriais.
Segundo o Ministério da Saúde, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN constam as notificações e investigações de casos de doenças e agravos da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I). Uma dificuldade para sua consolidação é as diferenças de dados entre estados e municípios, pois estes podem incluir problemas de saúde importantes em sua região. “Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica; seu uso contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade". É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.
I. INCORRETO – O Sistema de Informação de Agravos de Notificação FACILITA a compreensão de um evento de saúde na população.
Os leucócitos desempenham as principais ações de defesa do organismo, mas outras células, que se encontram nos tecidos, também participam da resposta imunitária, enviando sinais e recebendo estímulos. As células que participam do sistema imune se originam na medula óssea. As células do sistema mononuclear fagocitário são responsáveis pela ação fagocitária, e segundo os Descritores em Ciências da Saúde, contidos na Biblioteca Virtural em Saúde, o termo é usado para enquadras algumas células como os macrófagos e seus precursores, fagócitos, células de kupffer, histiócitos, células dendríticas, células de langerhans e microglia. O termo, sistema fagocitário mononuclear, substituiu o sistema reticuloendotelial anterior, que também inclui células fagocíticas menos ativas, como fibroblastos e células endoteliais.
II. CORRETO - Além dos leucócitos, também fazem parte do sistema imune as células do sistema mononuclear fagocitário.
Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Gabarito do Professor: Letra C.