-
GABARITO: LETRA B
I. As figuras de linguagem podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. A comparação, por exemplo, é uma figura de linguagem que faz a ligação do significado de dois ou mais elementos com uso de termos comparativos: ?como?, ?assim como?, ?tal que? , ?que nem? etc. ? correto, os termos comparativos elencados são conjunções subordinativas comparativas.
II. A derivação parassintética, consiste na derivação através do uso de um prefixo e um sufixo, em uma mesma raiz. Ou seja, na derivação parassintética ocorre a adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma existente na língua portuguesa. ? incorreto, pois a retirada ocasiona em uma palavra INEXISTENTE: Abençoar (a- prefixo e -oar - sufixo, com a retirada: abenç ou bençoar).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
II. A derivação parassintética, consiste na derivação através do uso de um prefixo e um sufixo, em uma mesma raiz. Ou seja, na derivação parassintética ocorre a adjunção simultânea de prefixo e sufixo a um radical, de tal modo que a supressão de um ou de outro resulta necessariamente em uma forma existente na língua portuguesa. → incorreto, pois a retirada ocasiona em uma palavra INEXISTENTE: Abençoar (a- prefixo e -oar - sufixo, com a retirada: abenç ou bençoar).
-
O cara copiou o comentário do outro na cara dura kkkk
-
QConcursos ta na hora de o que marcamos como gostei poderíamos ver numa pagina "seus likes" já seria como uma revisão.. O que você deu "likes" ia lá ter todos os comentários que marcamos como gostei.
Quem gostou da ideia vamos colocar msg para o Qconcursos fazer isso, ia ser de grande valia.
-
Eu jurava que a I era pegadinha....Próxima>
-
Tal que é conjunção subordinativa consecutiva e não comparativa. Questão deve ser anulada.
-
Samuel Melo, a regra da figura de linguagem de palavra ou semântica 'comparação' afirma que precisa haver algum nexo comparativo explícito e não que precisa ser uma conjunção subordinativa adverbial comparativa.
-
Essa questão levou recurso. Letra D
TAL QUE é conjunção consecutiva
-
Vamos ter cuidado ao inserir certos tipos de comentários, pois o QC anda muito poluido nessa questão. Sim, a questão levou recurso, mas esse foi INDEFERIDO.
Resposta ao recurso pela banca (Instituto ADM&TEC) = INDEFERIDO - A afirmativa I é VERDADEIRA, pois a expressão "tal que" também pode ser utilizada para comparações, já que um dos significados possíveis da palavra "tal" é o de "similar", "semelhante", "análogo", levando significado análogo à expressão "tal que".
Gabarito OFICIAL: LETRA B
-
E essa afirmativa II, com uma vírgula separando o sujeito do verbo logo de cara. Que banca horrível!
-
Olá, boa tarde. A afirmativa I é falsa. A banca não deferiu os recursos porque não quis dar o braço a torcer, mas não se justifica essa "jurisprudência" criada na marra pela banca.
"Tal que" de fato é conjunção CONSECUTIVA e não COMPARATIVA.
-
(supressao) significa, retirada de algo .
-
nesse concurso o recurso não foi aceito, já em outro concurso que ela caiu eles aceitaram, no de Rio Largo AL, vejam lá