SóProvas


ID
3201421
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas, com a utilização dos conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas, empregando práticas como rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    CONTROLE COMPORTAMENTAL: O controle comportamental consiste na utilização de sinais químicos entre os seres vivos. Esse tipo de controle utiliza plantas armadilhas, plantas repelentes e feromônios para interrupção de acasalamento de pragas etc;

    CONTROLE BIOLÓGICO: O controle biológico consiste em ações para preservar inimigos naturais benéficos, como parasitoides, predadores, nematoides, fungos, vírus e bactérias. Além de serem preservados, eles podem ser liberados na lavoura ou serem preparados em formulações com ações fungicidas, inseticidas ou nematicidas e pulverizados sobre as culturas.

    CONTROLE CULTURAL: O controle cultural consiste em reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga, evitando a sua explosão populacional na entressafra. Deve-se eliminar restos culturais e plantas daninhas hospedeiras entre uma safra e outra.

    CONTROLE QUÍMICO: No MIP, o uso de defensivos químicos deve ser feito com produtos seletivos, que tenham pouco efeito sobre inimigos naturais e polinizadores. Nesse caso, deve-se também prestar atenção na alternância de ingredientes ativos e nos modos de ação desses produtos. A rotação desses produtos é para evitar ou retardar que as pragas desenvolvam resistência.

    CONTROLE VARIETAL: O controle varietal consiste na utilização de variedades resistentes que podem ser obtidas por ou transgenia.

    FONTE: https://www.abcbio.org.br/blog/mip-manejo-integrado-de-pragas/

  • Controle cultura:  rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura.