SóProvas


ID
3201985
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

                                 Anúncio Publicitário: o Conar


Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos nisso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “meia-verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Aurorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? Não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?

Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.

                                                                                                           Veja, 8 de julho de 2009.

“Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, ...”


Nesse segmento do texto 1, a sigla Conar aparece explicada porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Para o Conar, Conselho Nacional de Aurorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. 

    O termo "Conselho Nacional de Aurorregulamentação Publicitária" é um aposto explicativo (explicou seu antecedente).

    》Nem todos leitores têm conhecimento dos nomes de empresas e organizações.

    Para demais duvidas, podem consultar o Manual de Redação do Senado.

  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, ...?

    ? Conforme o Manual de Redação da Presidência, 3ª edição " Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e das abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados", ademais, está entre vírgulas e constitui um aposto explicativo, com o intuito de traze clareza ao leitor e dirimir possíveis dúvidas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Siglas QUE NÃO CONSTAM NO DICIONÁRIO devem ser explicadas quando usadas pela primeira vez em um texto. Sendo assim, não são todas as siglas que precisam ser explicadas, tornando a letra D a mais coerente para gabarito.

  • Assertiva d

    Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária,"a sigla pode ser desconhecida pelos leitores."

  • Medo de do nada a FGV dizer que é a alternativa C kk

  • Podem ser usadas sem ressalvas (e mesmo sem estar acompanhadas de sua explicação) aquelas siglas já de conhecimento geral, mais usadas que o próprio nome completo a que se referiam originalmente: HIV/AIDS, Petrobras, Varig.

    FONTE: http://funag.gov.br/manual/index.php?title=Reduções,_abreviaturas_e_siglas