SóProvas


ID
3202534
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O ano de 1968 foi marcado por uma série de acontecimentos impactantes: assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy, protestos de atletas nos Jogos Olímpicos do México, barricadas de estudantes em Paris, Primavera de Praga, passeata dos cem mil no Rio de Janeiro e a rebelião estudantil nos Estados Unidos.

Sobre tais acontecimentos, considere as seguintes afirmações:


I A intensidade política vivenciada em 1968 pode ser explicada pela diversidade de movimentos contestatórios ligados às lutas de negros, mulheres e jovens que tinham como pano de fundo as tensões da Guerra Fria e a emergência da contracultura.

II A contestação política e social do ano de 1968 ocorreu em países submetidos a regimes ditatoriais, tanto no bloco capitalista quanto no bloco comunista.

III A valorização da cultura jovem e contestatória ocorreu em meio à intensificação da ação direta e à diversificação criativa de formas de propaganda e de atuação políticas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Encontramos frequentes questões sobre o ano de 1968 que foi um ano de diversas movimentos de contestação da ordem vigente no âmbito cultural, político e econômico. O texto comenta alguns dos principais eventos representativos dos grandes protestos em várias partes do mundo inclusive no Brasil. O enunciado manda julgar afirmativas sobre os grandes protestos. 
    Análise das afirmativas:
    I Foi de fato uma grande variedade de protestos que envolveram atletas, estudantes, afro americanos, mulheres, artistas e políticos no contexto da guerra fria e da contracultura. CERTA

    II A primavera de Praga episódio da invasão da Tchecoslováquia pela União Soviética após uma onda de reformas políticas implementadas pelo governo local não pode ser considerada como parte da grande onda de protestos de 68 porque começou pacificamente e implementada de cima para baixo por autoridade da época e só se tornaram protestos populares não violentos após a ocupação soviética da capital. Assim não é possível falar em grandes protestos espontâneos  no bloco socialista. Quanto a protestos contra ditaduras no bloco capitalista o próprio texto de apoio cita a passeata dos cem mil no Rio de Janeiro cuja mobilização foi duramente reprimida pelo regime brasileiro. ERRADA      
     
    III Novas formas de expressão como músicas de protesto, arte experimental, cinema engajado politicamente, teatro popular, obras literárias de não ficção e no campo da ação política temos diversas formas de ação direta não violenta como as barricadas, grafites,  sabotagens que confirmam a afirmativa. CERTA


    ALTERNATIVA CORRETA 

    E) I e III apenas.

    Considerações finais:


    O estudo das revoltas de 1968 é fundamental para compreender o ponto de partida de diversos importantes movimentos sociais atuais como o movimento negro, pelos direitos LGBT, o ambientalismo e o feminismo que se não são todos gestados nesse momento encontram nele grande aumento de representatividade e repercussão reforçando suas pautas e seguindo existindo até hoje.
    Gabarito: E