SóProvas


ID
3202750
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere a plano de cargos e carreira, julgue o item


As estruturas de carreira em linha, em rede e paralela são excludentes, ou seja, quando a empresa opta por uma estrutura não utiliza as outras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Plano de carreira e suas possíveis estruturas:

    Estrutura em linhas

    Esta é a estrutura mais simples de um plano de carreira. Ela segue apenas uma direção e o funcionário só pode seguir um caminho para chegar ao topo.

    Estrutura em rede

    A estrutura em rede é uma estrutura não linear, em que o funcionário tem a oportunidade de escolher para onde ele vai.

    Ela funciona da seguinte forma: para cada cargo existe mais de um caminho em que o funcionário daquele cargo pode seguir.

    Estrutura paralela

    estrutura paralela oferece duas opções de caminho: o técnico e o gerencial. Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais de identifica.

    Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.

    Fonte: blog.engage.bz/plano-de-carreira

  • Estruturas de Carreiras

    Estruturas em Linha (Linha Hierárquica): o funcionário vai “subindo” de cargo, passando a ocupar cargos mais altos na hierarquia, na mesma “linha de autoridade”. O funcionário não tem opção para realizar outra “trajetória” de carreira (ou seja, ele pode crescer profissionalmente apenas na mesma linha de autoridade, e ocupar cargos na mesma área)

    Estruturas em Rede (Carreiras Alternativas): Trata-se de uma estrutura não linear. Esse tipo de estrutura permite maiores opções de crescimento e desenvolvimento ao funcionário. O funcionário pode crescer (horizontal ou verticalmente) para ocupar cargos de outras áreas.

    Estruturas Paralelas: Nesse tipo de estrutura as carreiras técnicas e gerenciais se desenvolvem “em paralelo”. Ou seja, assim que o indivíduo entra na organização ele deve escolher se quer seguir uma carreira de natureza técnica ou de natureza gerencial.

    Estruturas Paralela em Y: o indivíduo entra na organização ocupando cargos básicos e, conforme vai se desenvolvendo, deve optar por seguir a natureza técnica ou de natureza gerencial.

    Linha de Especialização: esse tipo de trajetória fornece ao funcionário um plano de desenvolvimento em sua área de atuação.

    Linha Generalista: proporciona ao funcionário um crescimento através do conhecimento aprofundado de uma área específica, somado ao conhecimento “geral” (menos profundo) de outras áreas da organização.

  • Linha = Subir na Hierarquia

    Rede = Carreiras alternativas = horizontal ou vertical

    Paralela = Carreira Técnica ou Carreira Gerencial

    Não são excludentes

    A PARALELA EM Y começa em linha e depois ganha características típicas de PARALELA

    a base é em linha, e no fim do tronco, existe a bifurcação (técnica / gerencial)

    portanto,

    A base da estrutura da carreira paralela em Y tem natureza genérica e posteriormente há uma bifurcação que o funcionário escolhe entre carreira técnica ou gerencial

    Fonte: Meus estudos