-
Os arquivos públicos são classificados como arquivos permanentes, por conta de seu valor secundário, histórico e cultural.
-
Gab. E
Acesso aos documentos
Arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.
Arquivos intermediários – acesso ao documento pelo público apenas quando a sua fonte geradora autorizar. Os documentos ainda pertencem ao setor de origem. A função destes arquivos é apenas a de guardar o documento para o referido setor.
Arquivo permanente – acesso liberado ao público (não há restrições). Os documentos passam a fazer parte do acervo dos arquivos permanentes, não pertencendo mais ao setor de origem do mesmo, devido ao seu valor secundário.
Fonte: Valentini, RENATO; Arquivologia para Concursos.
-
Gabarito: ERRADO
Consulta pública --> Arquivo Permanente
-
Direto ao Ponto!
Os arquivos públicos, classificados como intermediários (PERMANENTES), ficam disponíveis para a consulta pública sempre que necessário.
GABARITO: ERRADO
-
Os arquivos intermediários são compostos de documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados no arquivo corrente e que foram transferidos para o arquivo intermediário.
Nesse local, os documentos podem ser consultados pelos arquivos correntes, caso alguma demanda necessite dessa consulta. Entretanto, a consulta a esses documentos é interna, de forma geral, pois os documentos ainda estão cumprindo suas funções primárias.
Gabarito do Professor: ERRADO.