-
I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão.
-
Balancetes é extraído do razão
Livros diário ; razão são obrigatório
Balancete realizar é facultativo
-
Aprofundando as características do balancete de verificação:
- Não demonstra as contas de compensação
- Não é demonstração contábil
- Meramente um relatório auxiliar que apresenta as contas patrimoniais e de resultado
- Não obrigatório por lei
- Verificação de valores (débito/crédito)
- Apresenta uma posição patrimonial e financeira
- É uma demonstração estática
- É recomendado fazer mensalmente
- Em regra, não se destina a publicação
Formas de apresentação:
- Pode ter 2, 4, 6 ou 8 colunas
Obs>Quanto mais colunas, mais informações
Fonte: colega aqui do QC
-
GABARITO ERRADO
O Balancete de verificação é uma demonstração contábil auxiliar, portanto, não é obrigatória. Serve para verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Seus saldos são retirados do LIVRO RAZÃO.
Não servem para achar erro, ver lançamento errado, não sabe as contas que foram creditadas a + ou a -.
-
Errado.
Conceito: é um DEMONSTRATIVO AUXILIAR (não obrigatório) em que são relacionadas todas as contas contábeis PATRIMONIAIS (B+D+O) ou de RESULTADO (R x D);
Rumo à ANP!
-
Todos juntos: BALACENTE NÃO E OBRIGAOTORIO
-
ERRADO
O balancete de verificação, NÃO obrigatório para o levantamento das demonstrações contábeis, reúne apenas as contas movimentadas no período de apuração dos resultados.
-
O Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar, a ser elaborado, no mínimo, mensalmente, que relaciona o saldo de todas as contas remanescentes do Livro Razão, com a finalidade de verificar se a soma de todos os débitos é igual à soma de todos os créditos.
O Balancete de Verificação Inicial é composto pelas contas patrimoniais (bens, direitos, obrigações e PL) e contas de resultado (receita e despesa), sendo realizado antes da Apuração do Resultado do Exercício.
O Balancete de Verificação Final é composto apenas por contas patrimoniais. As contas de resultado serão encerradas em contrapartida com a conta Apuração do Resultado do Exercício, sendo posteriormente destinada ao Patrimônio Líquido (lucro ou prejuízo).
Além disso, importante mencionar que o balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária. No entanto, a periodicidade de elaboração recomendada é no mínimo mensal, sendo amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas extraídas do Livro Razão.
Com isso, incorreta a afirmativa.