SóProvas


ID
3203947
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na legislação e nos conceitos aplicáveis ao setor privado, julgue o item


A companhia pode efetuar contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, tanto como despesas, independentemente do resultado, quanto sob a forma de participação no resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 187, inciso VI, da Lei n.0 6.404176, "a DRE discriminará as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados que não se caracterizem como despesa". 

    "A participação de debêntures é uma despesa financeira adicional para a empresa, pois é uma despesa relacionada diretamente com a remuneração de capitais de terceiros (credores da empresa)". 

    "As participações de empregados e administradores no lucro da empresa representam uma espécie de salário complementar, cujo valor é calculado com base no lucro da empresa, representando um custo adicional para ela". 

    "As participações de partes beneficiárias estão relacionadas com a remuneração de serviços prestados por terceiros".

    "As participações de instituições ou fundos de assistência somente são classificadas aqui quando decorrentes de um percentual sobre o lucro da empresa, pois as participações de instituições ou fundos de assistência incidentes sobre as vendas ou folha de pagamento são classificadas como despesas operacionais". 

    Como visto, há 2 possibilidades de contabilizar as participações de instituições ou fundos de assistência: Como Participações ou Despesas Operacionais.

    Gabarito Certo

  • CERTO!

    Artigo 187 da Lei 6404

    De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

    "...

    - as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;..."