-
CPC 03 - Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.
-
Errado.
Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição.
Fonte: CPC 03
-
Investimentos sujeitos a acentuadas flutuações de valor, mantidos pela empresa para assegurar remuneração compatível com o preço do dinheiro no mercado, são considerados como equivalentes de caixa quando tiverem vencimento em até noventa dias.
Erro: acentuada flutuação de valor
Corrigindo: baixa flutuação de valor
Um investimentos pode ser classificado como equivalente de caixa, desde que tenha vencimento em curto prazo. Sendo que este curto prazo deve ser inferior 3 meses.
Errado