SóProvas


ID
32041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945. Esses quinze anos da Era Vargas sintonizaram o país com a história mundial, seja pela adoção de nova concepção de Estado, crescentemente centralizadora e autoritária, seja pela participação direta na Segunda Guerra, ou, ainda, pela decisão de modernizar a economia brasileira. Assinale a opção que não apresenta aspectos marcantes desse período.

Alternativas
Comentários
  • Em ponto algum de seu governo seja ele o provisório,constitucionalista ou o do Estado Novo!Vargas se mostra co-relativo ainda com as lideranças a "antiga" cultura politica do Brasil,isto é,por debaixo dos panos ele ainda mantem contato com os latifndiários,logo,os conservadores e durante o bojo da 2ª Guerra torna-se claro a simpatia explicíta do Presidente Vargas pelos sistemas totalitários,tanto que junto com a Ação Integralista Brasiliera(Direita conservadora e repressora) arquiteta o Plano COHEN,ponto culminante para a instauração do Estado Novo!
  • A alternativa C esta incorreta.Getulio Vargas rompeu com os padrões conservadores da Primeira República, no entanto suas opções não foram claras e lineares. Exemplo disso é a "equidistancia pragmática" adotada por ele, ora se articulando com a Alemanha Facista, ora com o Capitalismo Americano, buscando obter vantagens economicas em ambas as relações em troca de um posicionamento mais favorável a um regime ou outro. Desta forma, também não se pode afirmar que não houve hesitação em colocar-se ao lado dos países que combateram as potências do Eixo na Segunda Guerra. Esse posicionamento somente foi adotato em 1943, quando a guerra ja estava terminando, e as forças Aliadas tendiam a vencer o conflito.
  • "...opções claras e lineares..." Se teve uma coisa que Vargas não foi foi claro e linear, que o digam os historiadores!

     

    Outra: Vargas teve seus motivos para ficar ao lado dos Aliados (vide bombardeio nazista aos navios na costa brasileira e o financiamento da Usina de Volta Redonda pelos EUA).

     

    Gab. c)

  • GABARTO: LETRA C (incorreta)

    "Rompendo com os padrões conservadores da Primeira República, a liderança de Getúlio Vargas distinguiu-se por opções claras e lineares, não hesitando em colocar-se ao lado dos países que combateram as potências do Eixo na Segunda Guerra." É certo que o governo de Getúlio Vargas rompeu com o oligopólio da República, feita pelas potências do Sudeste brasileiro (SP e MG). Contudo, se tem uma coisa que não dá para falar do governo de Vargas é que ele foi claro e linear, pois, no início ele tinha simpatia pelo Nazi-Fascismo, hesitou e ficou em cima do muro, até que o Brasil sofresse ataques de submarinos alemães. Quase no fim da Guerra foi que Vargas enviou a FAB e a FEB para lutar contra o Nazi-Fascismo, ainda que aqui ele mesmo fosse um ditador. Paradoxal e bipolar, Vargas era uma como moeda de duas faces.