SóProvas


ID
3204145
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Quanto à arquitetura cliente‐servidor multicamadas, julgue o item


No ambiente multicamadas, a aplicação pode ser dividida em partes, com funções específicas, sendo que no mínimo três são necessárias: banco de dados; apresentação; e regras do negócio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    MODELO MULTICAMDAS

    Também conhecido como modelo cliente e servidor de várias camadas, este método é uma evolução da tecnologia de duas camadas e tem como princípio básico o fato de que a estação cliente jamais realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, e esta, com o banco de dados. Isto proporciona uma série de vantagens sobre a técnica de duas camadas, as quais serão explanadas adiante.

    Um sistema multicamadas faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos, o que torna o sistema independente de localização, podendo estar tanto na mesma máquina como em máquinas separadas. Desta forma, a aplicação pode ser dividida em várias partes, cada uma bem definida, com suas características e responsável por determinadas funções. Em um aplicativo nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias: apresentação, regras de negócios e banco de dados.

    APRESENTAÇÃO

    A camada de apresentação fica fisicamente localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o sistema. É uma camada bastante leve, que basicamente executa os tratamentos de telas e campos e geralmente acessa somente a segunda camada, a qual faz as requisições ao banco de dados e devolve o resultado. É também conhecida como cliente, regras de interface de usuário ou camada de interface.

    REGRAS DE NEGÓCIO

    Em um sistema seguindo este modelo, a aplicação cliente nunca acessa diretamente a última camada que é a do banco de dados, pois quem tem essa função é a camada de regras de negócios, na qual podem se conectar diversas aplicações clientes.

    Esta parte do sistema é responsável por fazer as requisições ao banco de dados e todo o seu tratamento, ou seja, somente ela que tem acesso direto ao banco de dados. É também conhecida como lógica de negócios, camada de acesso a dados, camada intermediária ou servidor de aplicação por geralmente se tratar de um outro computador destinado somente ao processamento das regras. O servidor de aplicação é, geralmente, uma máquina dedicada e com elevados recursos de hardware, uma vez que é nele que ficam armazenados os métodos remotos (regras de negócios) e é realizado todo o seu tratamento e processamento.

    BANCO DE DADOS

    É a última divisão do modelo, na qual fica localizado o sistema gerenciador de banco de dados. É também conhecida como camada de dados.

    Adicionalmente a essas três divisões, também pode ser implementada uma camada somente para validação, na qual são executados todos os procedimentos necessários para garantira integridade dos dados digitados na camada de apresentação.

  • Não concordo com a questão, uma vez que Banco de Dados não é uma camada da arquitetura em 3 camadas. O correto seria, camada de apresentação, de negócio e CAMADA de dados, e a camada de dados que se implementam as classes para acesso ao banco de dados, deste modo, as alterações que acontecerem no banco de dados exigirão mudanças apenas nas classes da camada de dados

  • Chamar camada de dados de banco de dados é fod@. Como saber se o examinador é só bu.rro ou é alguma pegadinha?