-
PADRÃO ETHERNET (IEEE 802.3) Tecnologia e padrão que permite acesso à rede local (LAN) através do cabeamento. Se situa na camada de Enlace, portanto se utiliza dos endereços MAC (Media Access Control – 48 bits). Vale mencionar que atualmente esse cabeamento permite a conexão de uma rede local (LAN) em uma rede maior, como a internet (WAN). Sempre que a comunicação se utilizar de um Hub central ou fizer uso da topologia de barramento, a transmissão será half-duplex. Para o correto funcionamento da rede, será necessária uma ferramenta chamada Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection ou acesso múltiplo por portadora com detecção de colisão (CSMA/CD). Ao detectar a colisão, o dispositivo irá aguardar um tempo aleatório para reenvio do sinal, podendo fazer até 16 tentativas antes de gerar uma mensagem de erro. Devido as características descritas, a mensagem será enviada a todos os dispositivos ali conectados, mas só será processada se houver um cabeçalho com o endereço MAC daquele dispositivo.
Fonte: Murilo Batistela - alfacon
-
Questão deve ter o gabarito alterado para ERRADA.
.
.
Do jeito que está escrita, dá a entender que são os hubs que implementam o CSMA/CD, quando na verdade eles são completamente burros, não realizando nenhum processamento. A implementação fica a cargo dos demais dispositivos.
-
O hub é um equipamento de rede que implementa um barramento lógico para a rede local. Em um hub possibilidade de colisão está sempre presente e o protocolo CSMA-CD é o responsável por resolver os conflitos para uso do meio.
A utilização de switches diminuiu a possibilidade de colisão nas redes Ethernet, uma vez que o switch realiza chaveamento de circuitos entre os nós que desejam se comunicar.
http://wiki.foz.ifpr.edu.br/wiki/index.php/Redes_Locais
-
GABARITO: ERRADO
-
Os hubs possuem controle de CSMA/CD? É isso que a questão falou?
-
Gabarito: ERRADO
HUB -> Camada Física -> CSMA/CD nas estações.
SW -> Camada de Enlace -> implementa o CSMA/CD nele.
-
Existem dois métodos de comunicação:
Como os hubs utilizam-se da comunicação half-duplex (enquanto um fala, o outro escuta), se torna imprescindível o uso do protocolo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access With Collision Detection), que na prática faz o controle do acesso ao meio de comunicação por parte das máquinas que pretendem comunicar.
Quando a máquina envia um pacote, é esse protocolo quem faz o controle para evitar colisão, ou seja, se a rede estiver ocupada, ele aguarda para tentar novamente, fazendo várias tentativas, até conseguir ou notificar um erro.
No caso do switch, como a comunicação ocorre em full-duplex (simultânea), não ocorre colisão, logo não há a necessidade de controle por meio desse protocolo.
Me corrijam se houver algum erro no meu raciocínio.
Bons estudos!!
-
Realmente o Hub não implementa CSMA/CD! Conforme comentários de outros colegas, a questão está um tanto quanto subjetiva e confusa! Tanto é que também fui na opção "Errado"!
Quem implementa CSMA/CD são as estações !
☆ Sobre o Hub:
➥ Fonte 1:
✓ Transmissão em half-duplex.
✓ Somente repete os dados.
✓ Não executa o CSMA/CD. São as estações que executam CSMA/CD!
Então o Hub nem acaba sendo ativo na execução do CSMA/CD.
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/~miguel/docs/redes1/aula6.pdf
➥ Fonte 2:
✓ Hubs são essencialmente repetidores que atuam na camada física.
✓ Sem buferização de quadros.
✓ Não há CSMA/CD no hub.
Fonte: https://www.cin.ufpe.br/~pasg/if678/modulo-5.pdf