SóProvas


ID
3204817
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As críticas feitas na Europa pelo pensamento ilustrado ao absolutismo assumiram no Brasil o sentido de críticas ao sistema colonial. No Brasil, Ilustração foi, antes de mais nada, anticolonialismo. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 26).


O texto acima faz alusão aos movimentos anticoloniais de fins do século XIX. A respeito do contexto histórico daquele período, analise as afirmativas a seguir:

I. Criticar a realeza e o poder absoluto dos reis significava lutar pela emancipação dos laços coloniais.

II. Os estudantes que viajavam para o exterior, completando seus estudos em Portugal ou na França, voltavam imbuídos das novas ideias e se tornavam seus principais propagandistas.

III. Nem as prisões, nem os exílios, nem os enforcamentos foram capazes de deter a marcha do processo. Em vão a censura intentava impedir a divulgação das ideias nocivas à ordem vigente.

IV. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.

V. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    IV. ERRADA. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.

    -> Propostas igualitárias no Brasil? Onde por muito tempo teve uma grande disparidade social das camadas mais baixas com os fazendeiros, que não queriam perder o poder. Sabendo que a Inconfidência Mineira teve como um dos motivos os abusos da coroa com cobranças de impostos e ameaças aos exploradores de ouro. Logo, o movimento interessava mais a elite.

    V. ERRADA. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.

    -> Foi um movimento que contava com grande participação popular, e inclusive defendia a abolição.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • Conjuração mineira: Não tinha apoio dos escravos

    Conjuração Bahiana: Tinha o apoio dos escravos

  • Confie, acredite tenha Fé, que um dia tua vitória chegará. EsFCEx 2020

  • Inconfidência Mineira: não abolicionistas, logo os escravos não apoiavam.

    Conjuração Baiana: abolicionista, portanto a elite agrária não apoiava.

  • Inconfidência mineira-> classe elitista , ideais republicanos, influenciados pelo iluminismo e a independência dos EUA. Figura de destaque Tiradendes, pretendiam a independência da região das Minas (e não do Brasil como um todo) não chegou a ocorrer pois o movimentado foi traído.

    Conjuração baiana ou Inconfidência Bahiana -> camadas populares, reivindicam abolição escravatura, melhores salários, existia uma carência de gêneros alimentícios, influenciados pelas ideias iluministas e pela Revolução Francesa, che gastam a espalhar panfletos

  • a IV e a V são absurdas, somente com essas já se matava a questão