SóProvas


ID
3204820
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em

Alternativas
Comentários
  • A

    uma troca de favores entre os executivos federal e estaduais no sentido de garantir a permanência no poder dos mesmos grupos oligárquicos que se apoiavam mutuamente.

    --- conhecido como '' troca de favores '' entre o governo Federal e o Estado

    --- Queriam uma maior altonomia para o estado.

  • Letra A

    Política dos Governadores foi adotada na República Oligárquica, segunda parte da República Velha, ela constituía de troca de favores entre o Governo Executivo Federal e Estadual para manter o poder centralizado. Sabendo que na época quem dominava era a oligarquia, por isso o nome da República, que utilizava dos meios que pudesse ao seu alcance para continuar no poder como o voto de cabresto, curral eleitoral, etc. E talvez um dos meios mais importante fazia uma alternância das oligarquias paulista e mineira no poder federal, ficando conhecida como política do café com leite.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • por que a C não está correta?

  • A politica do café com leite era a troca entre presidentes MG e SP, nada a ver com a Política dos Governadores

  • A - uma troca de favores entre os executivos federal e estaduais no sentido de garantir a permanência no poder dos mesmos grupos oligárquicos que se apoiavam mutuamente.

    A política não mudou muito hoje em dia, só o modo de trocar favores talvez.

  • Junior Santos, embora o que está escrito na alternativa C seja correto, ela não responde a pergunta.

    Política dos Governadores e Política do Café com Leite são coisas distintas.

  • Aí é difícil, acertei, porém 2 resposta certa em uma mesma pergunta é igual brincar de roleta russa
  • Na república o poder somente esteve nas mãos dos militares durante o governo de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A política de valorização do café que consistia na compra e na queima do produto pelo governo federal está diretamente ligado à grande influência dos paulistas no governo. A aliança entre MG, PB e RS ocorreu após o rompimento do pacto oligárquico pelo presidente Washington Luis, que deveria ter indicado um mineiro, no entanto indicou um paulista.  A República do Café com leite foi com ficou conhecido o arranjo político entre MG (a maior bancada no congresso) e SP (a maior economia do país), que surgiu devido à política dos governadores, que justamente consistia no apoio dos estados à elite política vigente no poder federal (no caso MG e SP) através da troca de favores.

  • Política dos Governadores foi um acordo, um sistema de alianças, de troca de favores.

    Política do café com leite foi o fenômeno decorrente da política dos governadores, o domínio do poder pelas respectivas oligarquias.

    Jesus sempre vence.

  • Amigos, a letra C descreve o que foi a POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE.

    Para esta questão, gabarito letra A.

    PMPR-2020

  • Política dos governadores

    Arranjo político feito entre o governo federal e os governos estaduais. A ideia era simples: o presidente contava com os presidentes dos estados para garantir a eleição de deputados e senadores alinhados com o seu governo, o que restringia a possibilidade de opositores alcançarem o poder. Em troca, ele garantiria recursos e favores aos estados

  • GAB A

    A política dos governadores significa que uma mão lavará a outra. Os governos estaduais apoiavam o federal e o federal não incomodava os estados dos coronéis, isso resultou no fortalecimento do executivo.

  • Campos Salles (1898-1902):

    - Governo Campos Salles = República do Café com Leite = Política dos Governadores (acordo feito entre os governadores de estado e o Presidente da República)

    - O Presidente garantia os votos por meio de satisfazer os interesses dos latifundiários (SP e MG), que manipulavam as eleições com o seu curral eleitoral.

    - A Política dos Governadores é um controle total da economia, sociedade e política no Brasil.