-
Letra E
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pela posse do atual Uruguai, principalmente por causa do Rio Prata um importante ponto, em especial, de escoação de grãos. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
"Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo
-
Gabarito: E
→ A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina, conhecido na historiografia argentina e uruguaia como província em disputa foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil.
-
R: Gabarito E
Guerra do Paraguai ( 1864/1870) - 2° REINADO)
Término da Guerra dos Farrapos. ( 1835-1845 - Termina no 2° Reinado)
Início da Imigração. ( Iniciou-se a partir de 1530)
Fim da Monarquia ( 1889)
Guerra da Cisplatina - CORRETO - 1825/1828 - 1° REINADO
au revoir
-
Foram três anos de guerra e a população nem compreendia o porquê da insistência na região da Cisplatina (que como nós bem sabemos, era por interesse inglês em novos mercados na região do Prata).
A Argentina queria anexar a região ao seu território, que era rejeitado por D. Pedro I.
Lavalleja comunica que a Cisplatina seria independente, e então, com o Tratado de 1828, houve o reconhecimento da independência de fato.
-
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pela posse do atual Paraguai, principalmente por causa do Rio do Prata. 1825 a 1828