SóProvas


ID
3205531
Banca
FURB
Órgão
ISSBLU - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Leucemias são neoplasias malignas das células primitivas hematopoiéticas (stem cells) que surgem na medula óssea e que se distribuem pelo sangue circulante e por outros órgãos. São classificadas, de acordo com o grau de diferenciação das células, em agudas ou crônicas e, de acordo com o tipo predominante de células, em mielocíticas (mieloides ou mielógenas) e linfocíticas (ou linfoides). Ao que compete às Leucemias relacionadas a atividades do trabalho, afirma-se:

I- As leucemias – principalmente a leucemia mieloide aguda – podem ser classificadas como doenças relacionadas ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, sendo o trabalho considerado como fator de risco no conjunto de fatores de risco associados com a etiologia multicausal dessas neoplasias.

II- A contribuição da ocupação, trabalho ou profissão na etiologia das leucemias está bem estabelecida. Do ponto de vista epidemiológico, por exemplo, a exposição ao benzeno está relacionada com a leucemia mieloblástica aguda (LMA) e com a leucemia linfoide crônica (LMC).

III- A leucemia linfocítica crônica (LLC) caracteriza-se pela proliferação de linfócitos imunologicamente incompetentes. A leucemia mieloide crônica (LMC) caracteriza-se por um acúmulo desordenado de elementos da série granulocítica que invadem os órgãos hematopoiéticos.

IV- Os seguintes agentes etiológicos e fatores de risco de natureza ocupacional devem ser considerados na investigação da etiologia de leucemia em trabalhadores: benzeno, radiações ionizantes e óxido de etileno.

V- O diagnóstico das leucemias crônicas é estabelecido pelo exame da medula óssea. Os blastos devem ser responsáveis por mais de 30% das células nucleadas, para se estabelecer o diagnóstico. A citoquímica deve ser realizada em todos os casos de leucemia aguda.

Estão corretas:

Alternativas