SóProvas


ID
3206056
Banca
VUNESP
Órgão
SAEMAS - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Protestos violentos se repetiram nesta sexta-feira (07 de julho), em Hamburgo, na Alemanha. Quase 200 policiais ficaram feridos e mais de 80 pessoas acabaram presas no dia de abertura da reunião.

As manifestações violentas fizeram Hamburgo amanhecer em chamas. De novo, manifestantes queimaram carros e enfrentaram a polícia num violento protesto.

(Globo – goo.gl/GPg7LA. Adaptado. Acesso em 14 jul. 2017)

A notícia trata dos protestos que foram motivados pela reunião

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil! gab d

  • O texto associado aborda notícia sobre grandes protestos realizados na Alemanha e o enunciado questiona qual o motivo correto.

    A) Manifestações contra e a favor de imigrantes ocorrem em várias partes da Europa, porém sem esse grau de mobilização e em geral sem violência associada.

    B) A  Alemanha não participa do conflito sírio nem deu sinais de que pretende fazê-lo.

    C) Armamentos nucleares são tema polêmico e que geram protestos que geralmente são realizados por pacifistas que não entram em confronto com forças de segurança.

    D) Protestos contra a reunião do G20 costumam ser violentos devido à participação de grande quantidade de grupos de diferentes orientações políticas que têm apenas em comum as fortes críticas ao sistema de distribuição da riqueza no mundo. Anticapitalistas lado a lado contra manifestantes antiglobalização, mais uma grande diversidade de grupos de outras orientações formam uma grande massa de descontentes bem heterogênea e propensa à violência. Alternativa correta. 

    E) A formação do conselho, composto pelas maiores potências militares globais, não costuma ser popular a ponto de produzir protestos a seu favor de sua reforma. 



    Gabarito do professor: D.
  • Uma multidão de 22 mil pessoas se reuniu hoje (8) no centro de Hamburgo, na Alemanha, para um último protesto durante o encontro do G20. O evento reúne líderes das 20 maiores potências mundiais e nos últimos dois dias foi marcado pela violência durante manifestações que opuseram extremistas de esquerda e a polícia.

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-07/mais-de-20-mil-pessoas-protestam-contra-g20-na-alemanha