SóProvas


ID
3206380
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a aspectos históricos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 117-120):

    a) O marco fundamental para o campo foi a obra de Gabriel Naudé (1600-1653), Advis pour dresser um bibliothéque (1627), o primeiro manual para bibliotecários, que formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, abrindo caminho para a afirmação de importantes conceitos, como a ideia de ordem bibliográfica. 

    b) Mas, Saracevic (1996, p. 49) lembra que apesar do intenso contato entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, isso não significa que formem um único campo de conhecimento. O autor considera, inclusive, que existem diferenças bastante significativas em alguns aspectos críticos entre as duas áreas, como por exemplo:

    • a) na seleção dos problemas propostos e a forma de sua definição;
    • b) nas questões teóricas colocadas e nos modelos explicativos introduzidos;
    • c) na natureza e no grau de experimentação e desenvolvimento empírico, assim como no conhecimento prático ou competências derivadas;
    • d) nas ferramentas e abordagens utilizadas;
    • e) na natureza e na força das relações interdisciplinares estabelecidas e sua dependência para o avanço e evolução das abordagens interdisciplinares. 

    c) Contudo o termo Biblioteconomia foi usado pela primeira vez somente em 1839 na obra publicada pelo livreiro e bibliógrafo Léopold-Auguste-Constantin Hesse e intitulada Bibliothéconomie: instructions sur l’arrangement, la conservation e l’administration des bibliothèques. Portanto, é a partir do século XIX que efetivamente as técnicas e práticas dos bibliotecários começam a ser sistematizadas (ORTEGA, 2004).

    d) A partir do século XIX a multiplicação das ciências e de suas aplicações tecnológicas faz surgir o fenômeno denominado de explosão documental. Preocupados com esse problema, os pesquisadores belgas Henri La Fontaine (1854-1943) e Paul Otlet (1868-1944) fundaram, no ano de 1895, o Instituto Internacional de Bibliografia. Esse Instituto estabeleceu as bases para a criação de uma grande bibliografia universal com o objetivo de reunir a produção mundial de impressos por meio do registro em fichas (FONSECA, 2007).

    e) Ainda no século XIX, o aparecimento dos periódicos e sua crescente importância como veículos de publicação fez surgir a necessidade de organizar e indexar suas unidades de informação para possibilitar a recuperação do seu conteúdo. 

    Gab. C

    SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/04/pdf_d67e9d2c4d_0026243.pdf