SóProvas


ID
3207094
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento de sistemas para a web, o benchmarking é fundamental para o sucesso do projeto, pois

Alternativas
Comentários
  • A)

     

     

    4.5 Tipos de benchmarking
    4.5.1 Benchmarking competitivo
    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes diretos. Na prática, é o menos usual, uma vez que é quase impossível que as empresas prestem-se a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso, muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o benchmarking competitivo. Um método recomendado para obter as informações dos concorrentes é a utilização de cliente oculto. Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais etc.
    4.5.2 Benchmarking interno
    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.
    4.5.3 Benchmarking genérico
    Ocorre quando o benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como, por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É nesse tipo de benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.
    4.5.4 Benchmarking funcional
    Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização, serve para trocar informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou a embalagem.

  • O Benchmarking, segundo PALUDO (2013), é do que um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas de uma empresa em relação aos seus concorrentes mais competitivos. Esse processo investigativo visa estabelecer um ponto de referência para a medição de um negócio. Além disso, esse processo visa sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado.

    Assim, a questão em análise apenas apresenta conteúdo relacionado à ferramenta de Benchmarking na letra “A". Essa alternativa demonstra, claramente, aspectos relacionados à análise da concorrência e ao aumento de competitividade da empresa. As letras “B" e “E" estão relacionadas às funcionalidades e ao controle de um sistema de web. Por fim, as letras “C" e “D" estão relacionadas a etapas da gestão de projetos, onde a primeira refere-se ao escopo do projeto e a segunda refere-se ao momento de elaboração do Termo de Abertura do Projeto.

    Na oportunidade, cabe destacar que o benchmarking divide-se em cinco tipos: Benchmarking interno: procura-se um ponto de referência dentro da própria empresa. Benchmarking competitivo: busca-se um ponto de referência no mercado competitivo em que a empresa encontra-se inserida. Benchmarking funcional: essa metodologia visa encontrar uma referência de processo ou função semelhante dentro de uma mesma empresa. Benchmarking genérico: esse processo busca encontrar um resultado de referência dentro do mercado em empresas de qualquer outro tipo de negócios. Por fim, o Benchmarking colaborativo: essa referência ocorre em algum resultado em colaboração em algum grupo de empresas.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTE:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com as mesmas práticas, processos e resultados de seus concorrentes, visando melhorar sua competitividade. Essa comparação pode ser feita também com empresas não concorrentes, consideradas líderes nas práticas ou processos que a empresa quer melhorar. Fazer benchmarking é comparar para crescer.

    Gab: A

  • GAB A

    O BENCHMARKING é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional. Ou seja, é a ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias. Ela compara o seu desempenho com a de outras!

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    1. Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;
    2. Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;
    3. Melhora da comunicação empresarial;
    4. Profissionalização dos processos da empresa;
    5. Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
    6. Diminuição do número de erros;
    7. Redução de custos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)