SóProvas


ID
320842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação aos sistemas criptográficos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) não garante disponibilidade.
    b) CERTO;
    c) tem por base o problema matemático da fatoração de números grandes;
    d) o DES e, por consequência, o 3DES têm por base a malha de Feistel;
    e) 3DES usa 2 ou 3 chaves de 56 bits cada.
  • Complementando o colega acima:

    a) Não garante nem integridade (que é feito com Hash), nem disponibilidade (que pouco depende de Criptografia).

    c) Curvas elípticas nada têm a ver com RSA, nem o logaritmo discreto.
  • Apenas complementando os colegas acima:

    c) O algoritmo discreto se refere ao algoritmo de troca de chaves de Diffie-Hellman, que não pode ser utilizado para cifrar ou decifrar mensagems
    d) O AES não usa uma estrutura de Feistel. Em vez disso, cada rodada completa consiste em quatro funções distinas: 1) substituição de bytes; 2) permutação; 3) operações aritméticas sobre um corpo finito e 4) operação XOR com uma chave.

  • Só corrigindo o erro da letra "E"

    3DES (Triplo DES), sigla para Triple Data Encryption Standard, é um padrão de criptografia baseado em outro algoritmo de criptografia simétrica, o DES, desenvolvido pela IBM em 1974 e adotado como padrão em 1977. O 3DES usa 3 chaves de 64 bits. O tamanho máximo da chave é de 192 bits, embora o comprimento atual seja de 56 bits. Os dados são encriptados com a primeira chave, decriptados com a segunda chave e finalmente encriptados novamente com uma terceira chave. Isto faz o 3DES ser mais lento que o DES original, porém em contrapartida oferece maior segurança.

    Em vez de 3 chaves podem ser utilizadas apenas 2, fazendo-se K1 = K3.

    Usa-se 3 chaves de 64 bits e não a mesma chave.

    Bons Estudos!!!

  • Atenção pois a banca parece ter mudado o entendimento quanto ao tema. Uma das questões do concurso do BRB em 2011 para Analista de Sistemas a banca considerou o seguinte texto como CERTO:
    "Em uma comunicação, considere que o emissor e o receptor sejam representados, respectivamente, por A e B. Nesse caso, tanto o uso de criptografia simétrica (em que uma chave K seja compartilhada por A e B) quanto o uso de criptografia assimétrica (em que A use a chave pública de B para criptografar mensagens) não garantem o princípio da irretratabilidade."
    Aqui no portal  é a questão de número Q204414.