-
a) Exatamente por não ser guiado, esses meios de transmissão não utilizam cabos, mas sim um meio disperso.
b) cabos de par trançado transmitem uma maior taxa de dados, mas sempre em frequencias menos que os coaxiais.
par trançado coaxial
taxa até 1000 Mbps até 20 Mbps
frequencia até 500 MHz (cat 7) até 1 GHz
c) infra vermelho não pode ser usado para WAN por não conseguir atravessar facilmente os obstáculos físicos.
d) topologia em anel é ponto a ponto.
e) correta.
-
d) A topologia em anel é multiponto. Um sinal percorre todo o anel em um sentido, até atingir seu destino.
O que está errado na questão é : O sinal percorre todo o anel em um sentido. está errado, pois o sinal percorre em ambos os lados como ( Transmite e recebe informações em ambos os sentidos).
-
Retificando o que o usuário acima comentou.A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).
Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/topologias-de-rede-de-computadores/
-
Pessoal,
Para mim, a letra E está errada pois não existe cabos transceptores e sim conectores! Acho que faltou recurso para anularem essa questão....
-
As primeiras redes Ethernet utilizavam cabos thicknet, um tipo de cabo coaxial grosso e pouco flexível, com 1 cm de diâmetro. Um único cabo era usado como backbone para toda a rede e as estações eram conectadas a ele através de transceptores, também chamados de "vampire taps" ou "derivadores vampiros", nome usado porque o contato do transceptor perfurava o cabo thicknet, fazendo contato com o fio central. O transceptor era então ligado a um conector AUI de 15 pinos na placa de rede, através de um cabo menor:
Este era essencialmente o mesmo tipo de cabeamento utilizado no protótipo de rede Ethernet desenvolvido no PARC, mas continuou sendo usado durante a maior parte da década de 80, embora oferecesse diversos problemas práticos, entre eles a dificuldade em se lidar com o cabo central, que era pesado e pouco flexível, sem falar no custo dos transceptores.
Estas redes eram chamadas de 10BASE-5, sigla que é a junção de 3 informações. O "10" se refere à velocidade de transmissão, 10 megabits, o "BASE" é abreviação de "baseband modulation", o que indica que o sinal é transmitido diretamente, de forma digital (sem o uso de modems, como no sistema telefônico), enquanto o "5" indica a distância máxima que o sinal é capaz de percorrer, nada menos do que 500 metros.
-
a) Não é utilizado condutor físico em não meio guiado. INCORRETO
b) É justamente o contrário. INCORRETO
c) Não existe esse conceito de rede WAN interna e não pode ser utilizado infravermelho em redes WAN. INCORRETO
d) Não necessariamente. Caso o sinal atinja seu destino antes de chegar até o final do anel, este será entregue e o meio liberado. INCORRETO
e) Conforme vimos na teoria. CORRETO
Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)
-
Gab e) Forouzan - página 44: Os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores-vampiros.
Um cabo transceptor é uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal (barramento).
Um transceptor-vampiro é um conector que se une ao cabo principal ou perfura a blindagem de um cabo para criar um contato com o núcleo metálico.
-
Direto ao ponto! (Conteúdo você já tem de ter estudado)
Em relação aos meios de transmissão e às topologias das redes de computadores, assinale a opção correta.
A) Os meios de transmissão não guiados transportam ondas eletromagnéticas com o uso de um condutor físico (ondas não precisam de condutor físico + são dissipadas pelo ar)
B) Os cabos de par trançado (coaxial = frequência maior) podem transportar sinais de frequência mais alta que os cabos coaxiais.
C) As ondas infravermelhas são utilizadas atualmente, principalmente, para a comunicação em curta distância. Todavia, elas também podem ser usadas em redes WAN (PAN) internas.
D) A topologia em anel é multiponto. Um sinal percorre todo o anel em um sentido (só até o destinatário), até atingir seu destino.
E) Em uma topologia de barramento, os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores- vampiros.
GABARITO: E)
Prof. Rany - Projeto 70 pts.
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.
-
Cópia descarada do Forouzan, página 11:
Os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores-vampiros. Um cabo transceptor é uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal (barramento). Um transceptor-vampiro é um conector que se une ao cabo principal ou perfura a blindagem de um cabo para criar um contato com o núcleo metálico.
Gabarito letra E.
-
Acredito que a questão esta desatualizada, pois a letra B também seria outra alternativa correta. Hoje em dia existem cabos de PAR TRAÇADO ( CAT 8 ) com frequências mais altas que o cabo coaxial.
PAR TRAÇADO
CAT 8
TAXA( 40.000 MBPS),
FREQUÊNCIA (2000 MHZ )
COAXIAL
TAXA 10 Mbps
FREQUÊNCIA até 1000 MHz