-
~Gabarito E
• Relações humanas: essa teoria tem seu maior expoente na figura do sociólogo australiano Elton Mayo (1880-1949) e foi desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos, em oposição à teoria clássica. Sua preocupação com as pessoas e com os grupos sociais na busca da humanização e da democratização da Administração influenciaram de forma irreversível a prática de gestão de pessoas nas organizações. A teoria das relações humanas influenciou outras teorias relacionadas à satisfação, à motivação, ao comportamento, à liderança, à capacitação, ao clima e à cultura organizacional, tendo como principais conceitos a relação entre a produção e as relações sociais, o comportamento do indivíduo baseado no grupo, as relações humanas e os aspectos emocionais como influenciadores do processo produtivo, a relação direta entre a eficiência do trabalhador e a autonomia e o conteúdo do cargo.
ATENÇÃO!
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida por meio da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Os pesquisadores, à época, não encontraram correlação direta entre ambas as variáveis, mas verificaram desapontamentos, a existência de uma variável difícil de ser isolada, denominada fator psicológico.
Conclusões da experiência de Hawthorne
• Nível de produção é resultante da integração social
O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a teoria clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar.
• Comportamento social dos empregados
Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Portanto, a administração não pode tratar os empregados um a um, mas, sim, como membros de grupos e sujeitos às influências sociais desses grupos. A teoria das relações humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina, proposto pela teoria clássica.
• Recompensas e sanções sociais
Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de homo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. Para a teoria das relações humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador.
-
Gabarito E
TEORIA............................................................... ÊNFASE
• Científica (TAYLOR)............................... nas tarefas;
• Clássica (FAYOL) ................................... nas estruturas;
• Neoclássica ........................................... (eclética) tarefa, pessoa, estrutura;
• Relações Humanas ............................... nas pessoas;
• Burocrática ............................................ na estrutura;
• Estruturalista ......................................... estrutura e ambiente;
o É um homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações.
• Comportamental ................................... pessoas e organização;
• Sistêmica ............................................... ambiente;
• Contingências ........................................ ambiente;
-
Letra E
Conclusões da experiência de Hawthorne
e. Relações humanas.
A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.
-
“O administrador deve saber comunicar, liderar, motivar e conduzir as pessoas.”
“lidar com as pessoas que fazem parte da organização”
“relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, motivação e resolução de conflitos”
Perceba que todo o enunciado é sobre pessoas ou conceitos relacionados a pessoas como motivação, liderança, relacionamento interpessoal.
Vamos procurar dentre as alternativas a teoria que possui ênfase nas pessoas.
Alternativa A. Errado. A administração científica possui ênfase nas tarefas.
Alternativa B. Errado. A teoria neoclássica possui ênfase eclética: tarefas, estruturas e pessoas.
Alternativa C. Errado. A teoria contingencial possui ênfase no ambiente e na tecnologia.
Alternativa D. Errado. A teoria clássica possui ênfase na estrutura.
Alternativa E. Certo. A teoria das relações humanas possui ênfase nas pessoas e uma das conclusões dessa teoria é que a forma como estão estruturadas as relações humanas dentro da organização influenciam os resultados.
GABARITO: E
-
A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.
letra E)