- ID
- 3210163
- Banca
- FGV
- Órgão
- SEE-PE
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
Com a decadência das formas de expressão artística que
caracterizaram o período medieval e a emergência do
Renascimento, as composições pictóricas, escultóricas e
arquitetônicas, passaram a oscilar historicamente entre dois
polos expressivos, dicotômicos, habitualmente designados como
Clássico e Barroco. O primeiro buscava a representação de um
mundo ideal estável e permanente; o segundo, a de um mundo
real em constante movimento e transformação.
Do ponto de vista estritamente compositivo, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição
são ortogonais e, no Barroco, diagonais.
( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição
são ortogonais e, no Barroco, podem se sobrepor eixos
dominantes ortogonais cortados por secundários diagonais.
( ) No Clássico, a representação perspectiva é ordenada por uma
fuga central e, no Barroco, por fugas laterais
As afirmativas são, respectivamente,