(F) Em caso de derramamento de cultura de microrganismo patogênico, deve-se remover o líquido com papel absorvente e em seguida limpar com solução desinfetante como o hipoclorito de sódio. (FALSO)
O método mais empregado para matar microrganismos é o calor. Os microrganismos são considerados mortos quando perdem a capacidade de multiplicar. Caso ocorra um derramamento de material potencialmente infeccioso fora da Cabine de Segurança Biológica, deverá ser paralisada imediatamente as atividades e o laboratório evacuado. O laboratório deverá ser interditado e sinalizado indicando que a entrada está proibida por 30 minutos. Ninguém deve entrar no laboratório durante esse período para permitir a dispersão dos aerossóis e a sedimentação do agente microbiológico. As pessoas expostas deverão procurar o SGP para registro e acompanhamento médico. Após os 30 min. de espera, um único empregado ou colaborador devidamente treinado e utilizando os EPIs apropriados para manipulação de agentes infecciosos deverá realizar o procedimento de descontaminação. Todo o material (absorvente ou não) utilizado na descontaminação será descartado em um saco autoclavável e sofrerá esterilização por calor elevado.
(F) Em caso de acidente com perfurocortante, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico para iniciar o tratamento com coquetel para o HIV. (FALSO)
Os acidentes que envolvem objetos cortantes infelizmente são comuns em hospitais, clínicas e laboratórios e acontecem, geralmente, em situações onde há o manuseio ou descarte inadequado desses materiais sem dispositivos de segurança. O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é retirar a luva e lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em caso de acidentes envolvendo mucosas e pele deve-se lavar com água corrente ou soro fisiológico 0,9%. No profissional acidentado deverão ser realizados teste de HIV, HBs Ag e Anti-HBc IGM e Anti-HCV.
(F) Em caso de quebra de tubo na centrífuga, deve-se abrir logo a centrífuga e com EPI adequado, realizar a descontaminação com desinfetante apropriado. (FALSO)
No caso de quebra ou rachaduras de tubos com a centrífuga em funcionamento, deve-se parar o motor e deixar a centrífuga fechada durante 30 minutos para permitir a sedimentação do material. Se a quebra for descoberta ao final da centrifugação, a tampa deve ser fechada imediatamente e, da mesma forma, deve-se esperar 30 minutos antes do procedimento de descontaminação.