SóProvas


ID
3211483
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Administração Pública, do Estado e da função administrativa, julgue o item subsequente.


A dimensão subjetiva da Administração Pública confunde-se com o Poder Executivo, ao qual é atribuída a função administrativa como competência essencial.

Alternativas
Comentários
  • A dimensão subjetiva da Administração Pública não se confunde com o Poder executivo, pois ela engloba a Adm Direta (U, E, M e DF) e a Adm Indireta (A, EP, SEM, FP).

    Cespe/2016/TCE-PA

    Do ponto de vista subjetivo, a administração pública integra o Poder Executivo, que exerce com exclusividade as funções administrativas, em decorrência do princípio da separação dos poderes.

    Errado.

  • Sentidos da administração pública:

    Material

    Objetivo

    FUncional

    Traduz na própria atuação da FUnção administrativa. O QUE FAZ.

    Subjetivo

    Orgânico

    Formal

    São os próprios sujeitos e entes que EXERCEM a função administrativa. Adm Direta e Indireta. QUEM FAZ.

    ERRADO

  • O erro está na 2° parte que afirma que à dimensão subjetiva é atribuída a função administrativa; a dimensão subjetiva tem haver com os sujeitos, com os órgãos, agentes da administração pública; a função administrativa está para a função objetiva, como atividade da ad.pública.

  • ERRADO

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública.

    • Estado, Poder Executivo e Administração Pública:

    - Estado: povo situado em determinado território e sujeito a um governo. O Estado engloba povo, território e governo. 
    - Poder Executivo: complexo de órgãos estatais verticalmente estruturados sob direção do Chefe do Poder Executivo - Presidência da República, Governador ou Prefeito. 
    - Administração Pública - iniciais maiúsculas - conceito que não coincide com o Poder Executivo. O termo Administração Pública "designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente de serem pertencentes ao Poder Executivo" (MAZZA, 2018). 
    Administração pública - iniciais minúsculas - ou poder executivo "são expressões que designam a atividade consistente na defesa concreta do interesse público" (MAZZA, 2018). 
    • A Administração Pública possui dois sentidos: 

    - Sentido subjetivo, orgânico ou formal:

    A Administração Pública em sentido subjetivo,orgânico ou formal se refere ao conjunto de agentes, os órgãos e entidades públicas, que exercem a função administrativa. 

    - Sentido objetivo, material ou funcional: 

    A Administração Pública em sentido objetivo, material ou funcional - mais adequadamente denominada de administração pública, com iniciais minúsculas. 
    Segundo Mazza (2018) a administração pública é a atividade estatal, que consiste em defender o interesse público. No que se refere ao aspecto material da administração pública, pode-se distinguir a administração pública lato sensu, que compreende a função administrativa e a função política - ou de governo. A administração pública stricto sensu abrange apenas o desempenho da função administrativa.
    Gabarito: ERRADO. A Administração Pública em sentido subjetivo, orgânico ou formal - iniciais maiúsculas - não coincide com o Poder Executivo. O termo se refere a um conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente de pertencerem ao Poder Executivo. 
    Referência: 

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 
  • A dimensão subjetiva da Administração Pública confunde-se com o Poder Executivo, ao qual é atribuída a função administrativa como competência essencial. (ERRADO)

    Gabarito: ERRADO.

    A Administração Pública em sentido subjetivo, orgânico ou formal - iniciais maiúsculas - não coincide com o Poder Executivo. O termo se refere a um conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente de pertencerem ao Poder Executivo. 

    Referência: MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 

    Em sentido Subjetivo (Formal/Orgânico) é: “O conjunto de entidades, órgãos e agentes que executam a função administrativa do estado”

    Nessa definição, estão contidos todos os agentes públicos (as pessoas físicas que desenvolvem alguma função pública), as entidades políticas (U, E, DF E M), os órgãos, bem como as entidades administrativas (Autarquias, Fundações, SEM e EP).

    Enfim, corresponde a Administração Pública, em sentido subjetivo, a todo o aparelhamento de que dispõe o ESTADO para a execução de atividades compreendidas na função administrativa.

    Cespe/2016/TCE-PA

    Do ponto de vista subjetivo, a administração pública integra o Poder Executivo, que exerce com exclusividade as funções administrativas, em decorrência do princípio da separação dos poderes.

    Errado.

  • É a dimensão objetiva da adm. pública que se confunde com o Poder Executivo, que é atribuída a função adm. como competência essencial.

    Gabarito ERRADO

    Bizú:

    FOS – Formal, Orgânica e Subjetiva - Quem executa a função adm. Agentes, órgãos e pessoas jurídicas.

    MOF – Material, Objetiva e Funcional - O que se faz para alcançar os objetivos da adm. pública, a atividade adm. propriamente dita.

  • Errado.

    A dimensão subjetiva/formal refere-se às pessoas, aos órgãos, às entidades. São os que fazem atuar o Poder Executivo.

  • Dimensão subjetiva corresponde à estrutura da administração