SóProvas


ID
3211561
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.


Entre as diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, é possível citar a fonte de recursos, pois, na primeira, os recursos são obtidos compulsoriamente, sem uma contrapartida com prestação direta de serviços, enquanto, na segunda, os recursos ingressam pela vontade de seus clientes.

Alternativas
Comentários
  • Na Gestão Pública, pela arrecadação compulsória de impostos, taxas e contribuições destinadas aos cofres públicos. Na administração privada, pelos pagamentos realizados espontaneamente pelos clientes na compra de produtos ou serviços.

    https://www.unicesumar.edu.br/blog/gestao-publica-e-administracao-privada/

  • Na gestão Pública os recursos compulsórios podem ser tidos com : Taxas, impostos..Enquanto da gestão privada os recursos são obtidos deliberadamente pela compra de seus clientes.

  • Na gestão Pública os recursos compulsórios podem ser tidos com : Taxas, impostos..Enquanto da gestão privada os recursos são obtidos deliberadamente pela compra de seus clientes.

  • Não-assinantes, gabarito:Certo

  • CERTO

     

    Administração Pública/Gestão Pública: visa o interesse público, os interesses da coletividade.

    Gestão Privada: visa lucro, a contraprestação pelo serviço realizado.

  • Compulsoriamente = Obrigatóriamente

  • SEM uma contrapartida? Como assim??? Então o Estado não tem obrigação de retribuir ao ser financiado pela população?

  • Eu acho engraçado quando vejo os colegas tentando defender o enunciado da questão a qualquer custo, sem nenhuma fundamentação . Este trecho do enunciado deixa a questão absurdamente errada "sem uma contrapartida com prestação direta de serviços"o que é uma taxa afinal se não a contraprestação por um serviço prestado pela Administração pública. No caso dos impostos não, porque é uma espécie de tributo não-contraprestacional. Mas, no caso da Taxa e da Contribuição de Melhoria, sem o serviço público não há cobrança.

    Taxa é o tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. Taxas são tributos, previstos no art. 5º, do CTN e no artigo 145, II, Constituição Federal.

    Fonte: Código tributário nacional.

  • Que se dane o povo, nada de contraprestação! kkkk

  • Essa questão está errada, pois o PREÇO PÚBLICO é uma forma que o Estado arrecada dinheiro, porém não é de maneira compulsória, pois o cidadão contrata se quiser, exemplo: Taxa de iluminação pública, o cidadão só paga a taxa se ele contratar o serviço de energia, é opcional, se ele contratar pagará, senão, não pagará e há uma contrapartida prévia, o fornecimento de energia.PARTES dos tributos(NÃO TODOS) são de maneiras compulsórias, sem uma prévia contrapartida.

  • Gabarito: Correto

    Enquanto na gestão pública os recursos são obtidos compulsoriamente"imagina você se alguém ia pagar o IPVA se não fosse obrigatório? Claro que não", sem uma contrapartida com prestação direta de serviços" imagina você ai no mesmo exemplo do IPVA ,se você só pagasse ao utilizar a respectiva estrada?Claro que pode ser assim, já que os recursos públicos são finitos, enquanto as necessidades da sociedade são infinitas.Sendo assim conclui que a contrapartida não será direta, mas sim indireta nos mais variados serviços públicos que você utiliza.

    Erros, dúvidas, sugestões, mande msg......

  • A questão em análise nos apresenta uma diferença entre a gestão pública e a privada, a fonte dos recursos. A diferença apresentada na questão está correta, uma vez que uma das fontes de recursos públicos são derivadas da Supremacia do Interesse Público, ou seja, do poder de império. Como exemplo, podemos citar as receitas tributárias, as quais são os impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios, contribuições sociais e, até mesmo, multas.

    Por outro lado, as receitas das empresas privadas estão condicionadas à venda dos seus produtos, aos quais necessitam de interesse do cliente ou consumidor para que seja vendido. Com isso, as empresas privadas não podem exigir que seus clientes comprem o produto vendido. Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
  • GAB [C].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • Entre as diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, é possível citar a fonte de recursos, pois, na primeira, os recursos são obtidos compulsoriamente, sem uma contrapartida com prestação direta de serviços, enquanto, na segunda, os recursos ingressam pela vontade de seus clientes.

    Questão correta, porém fiquei em dúvida quanto a frase sublinhada se estaria correta. Pois pensei que teria que ter prestação de serviço. Consultri o livro da Prof. Elisabete Moreira, pág. 107, no quadro resumo e lá consta sem contrapartida direta de prestação de servico público.

  • Se vc não estuda tributário,talvez esta questão fique mais complicada a vc.,mas ela está correta.

  • Sem uma contrapartida achei demais para estar correta, porém...

  • A questão está certa justamente por dizer que a administração pública usa os recursos obtidos de forma compulsória sem a contraprestação DIRETA de serviços.

    A contraprestação da administração publica é INDIRETA.

  • Essa questão trata das DIVERGÊNCIAS entre a gestão pública e a gestão privada, dentre elas podemos citar que na Gestão privada os clientes pagam diretamente pelo serviço prestado; na gestão pública os cidadãos são remunerados indiretamente por meio do imposto.

  • De modo geral está correta a questão, porém acho que não poderia ser considerada totalmente correta, pois dentro das tributações existem as taxas que são cobradas por uma prestação direta de um serviço, o que tornaria a questão incorreta.