SóProvas


ID
321157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, que permite a criação, de maneira econômica e confiável, de software que trabalhe eficientemente em máquinas reais, julgue os próximos itens.

A engenharia da usabilidade é aplicada em qualquer tipo de interface, como, por exemplo, sítios web, software e desktop. Uma das principais fases da engenharia de usabilidade é a que permite o conhecimento do usuário ao qual o software se destina.

Alternativas
Comentários
  • Engenharia de Usabilidade: Disciplina que garante o uso eficiente e confortável dos sistemas computacionais por seus diversos tipos de usuário.
    Projeto centrado no usuário: Engloba técnicas, processos, métodos e procedimentos para se projetarem interfaces visando usabilidade e,  principalmente, a filosofiade se colocar o usuário no centro do processo.

    É atributo de qualidade de software pela ISO9126, composto por:
    • Inteligibilidade: esforço do usuário em comprender o conceito lógico e sua aplicabilidade
    • Apreensibilidade: esforço do usuário em aprender a usar a aplicação do software
    • Operacionalidade: esforço do usuário para operar e controlar a operação
    • Atratividade: evidencia a satisfação subjetiva do usuário durante o uso
    www.poli.usp.br/pro/procsoft/tpcsepusp04.pdf

    Uma das principais fases da engenharia (a fase 1) é conhecer o usuário. Esta etapa deve obrigatoriamente estar presente tanto na Engenharia normal quanto na reduzida. Conhecer os usuários é fundamental para sua interface, afinal, como pretende estabelecer uma via de comunicação sem sequer conhecer seu público alvo. (http://www.dteixeira.com/usabilidade/engenharia-da-usabilidade-introducao.html)
  • Questão polêmica. Pois a engenharia da usabilidade diz respeito ao uso eficiente e confortável dos sistemas computacionais pelos usuários. E quando a interface de um sistema é um WebService? Uma chamada de método de outra aplicação? Um hardware? Tudo isso se encaixa no conceito de Interface, mas não se encaixa na engenharia de usabilidade.