SóProvas


ID
3211687
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A biometria – identificação por impressões digitais – deverá alcançar, em 2018, mais da metade do eleitorado brasileiro. A meta da Justiça Eleitoral é cadastrar mais de 9,8 milhões de eleitores neste ano, levando o total de cadastrados dos atuais 72,6 milhões de eleitores (49,6% do total) para 82,5 milhões (56,5% dos brasileiros aptos a votar).

                                                       Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

Tomando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o próximo item.


Em alguns estados, devido ao grande número de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico, os tribunais regionais eleitorais adiaram o prazo final inicialmente previsto.

Alternativas
Comentários
  • certo

  • Eventos e fatos relacionados a política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O sistema eleitoral brasileiro, cujas votações são baseadas em urnas eletrônicas, tem sido debatido pela população e o Tribunal Superior Eleitoral frequentemente reitera a segurança do sistema. Sobre o cadastramento biométrico julgamos o item a seguir.
    Análise do item:
    Para as eleições de 2018 o cadastramento biométrico ainda era uma inovação em processo de implementação e foi necessário a realização de ajustes no processo. Desde 2020 que o cadastro biométrico e a sua utilização nas eleições está suspenso devido as medidas sanitárias de controle da Covid19. Segundo notícia do próprio tribunal a utilização em 2022 ainda está em análise, mas sem a previsão da proibição de votar para quem ainda não realizou o procedimento.   
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO