SóProvas


ID
3211690
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A biometria – identificação por impressões digitais – deverá alcançar, em 2018, mais da metade do eleitorado brasileiro. A meta da Justiça Eleitoral é cadastrar mais de 9,8 milhões de eleitores neste ano, levando o total de cadastrados dos atuais 72,6 milhões de eleitores (49,6% do total) para 82,5 milhões (56,5% dos brasileiros aptos a votar).

                                                       Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

Tomando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o próximo item.


Na contramão dos avanços tecnológicos, em diversos momentos, nos últimos anos, a Justiça Eleitoral brasileira tem discutido a hipótese de voltar a utilizar cédulas de papel para a votação.

Alternativas
Comentários
  • "Na contramão dos avanços tecnológicos." Potências mundiais utilizam voto impresso. rs

  • Gabarito: Errado

    A volta do voto impresso é sim um retrocesso tecnológico, afinal os avanços da tecnologia está para facilitar a vida das pessoas, um exemplo disso é que com as urnas eletrônicas a apuração dos votos geralmente acontecem no mesmo dia, enquanto que no voto impresso demora dias ou semanas. Agora se existem fraudes ou não é questão política e não de concurso.

  • Eventos e fatos relacionados a política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre o sistema eleitoral brasileiro, julgamos a afirmativa.

    A justiça eleitoral brasileira não detectou nenhuma fraude nas urnas eletrônicas desde sua adoção em 1996. O debate atual sobre atual é sobre a impressão do voto eletrônico para conferência posterior e não sobre o retorno da utilização de cédulas de papel.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO