A - Hierarquizar as medidas de controle de riscos não é relevante na segurança do trabalho. é sim relevante, taxativo nas NRs (9, 6, 4, 12...) que a hierarquia de medidas de controle prioriza equipamentos e soluções de proteção coletiva, se a nocividade persistir, em segundo lugar, são adotadas medidas de organização e administrativas e em última alternativa a seleção de EPIs
B - Riscos devem sempre ser eliminados e não neutralizados ou sinalizados. errado também, pois a NR 9 fixa uma hierarquia também para o estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer à seguinte hierarquia: a) medidas que Eliminam ou Reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; b) medidas que Previnam a Liberação ou Disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; c) medidas que Reduzam os Níveis ou a Concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
C - O aumento da automação do trabalho elimina todos os riscos de segurança do trabalho. FALSO DEMAIS. Uma coisa é automação e outra é segurança, são distintas, e devem ser combinadas pelos empregadores, a fim de eliminar, controlar/mitigar e prevenir os riscos, pois a primeira não supre a segunda. Além disso, infelizmente, mesmo combinadas a segurança com a automação, não há como garantir de forma generalizada que os riscos estão todos eliminados, faz-se necessário um constante monitoramento/investigação/analises.
D- As organizações devem buscar eliminar riscos à segurança do trabalho, assim como neutralizar e sinalizar riscos. agora sim. CERTO tal qual a justificativa usada para eliminar a letra B.
E- Há uma única forma de se usar medidas de controle de riscos. falso também conforme justificado na letra A