-
O fim da fase representa um marco do projeto, mas não necessariamente possibilita o inicio de uma nova fase. O PMBOK considera a possibilidade de relação sobreposta entre as fases (paralelismo por exemplo).
-
A transição entre fases normalmente é definida p/ uma entrega [marco de referência(milestones)], mas uma fase pode ser iniciada antes das entregas da fase anterior.
-
Uma relação sequencial - Uma fase só poderá iniciar depois que a anterior terminar.
Uma relação sobreposta - A fase tem início antes do término da anterior .
Uma relação iterativa - Uma fase é planejada a qualquer momento e o planejamento da próxima é feito à medida que o trabalho avança na fase atual e nas entregas . (PMBOK 4º)
-
A Transição de uma fase para a outra NORMALMENTE é definidad por alguma forma de entrega.
Não é incomum que uma fase seja iniciada antes da aprovação das entregas da fase anterior, qdo os riscos são aceitáveis. Essa sobreposição é um exemplo da prática de compressão do cronograma chamada de paralelismo(fat tracking).
Abraço e bons estudos
Marcelo
-
Descordo do gabarito e dos comentários acima.
O fato da próxima fase poder iniciar antes da fase anterior ser finalizada, não anula a afirmativa:
"O fim de cada fase representa um marco que, quando atingido, possibilita o início da fase seguinte do projeto."
É o princípio de que uma afirmação não nega a outra.
A afirmativa pra mim continua verdadeira.
-
Concordo com o Felipe em genêro, número e grau. Considero a questão correta.
A assertiva diz "possibilita o início", logo não é finalistica. Realmente pode haver o "fast tracking", mas isso não ivalida a questão.
Questão pouco objetiva. Mais um ponto pra banca.
-
Concordo com o Felipe.
-
Para mim essa foi a pior prova que a CESPE elaborou.
-
Quando o projeto é dividido em fases, o fim de cada fase representa um marco que, quando atingido, possibilita o início da fase seguinte do projeto.
o gabarito está correto é : ERRADO
a frase está afirmando que o projeto é dividido em fases, mas não deixou clara qual tipo de fase. então nós sabemos que existem fases sequenciais e sobrepostas e iterativas, sabendo que na fase sobreposta uma fase pode iniciar antes da outra fase acabar, entao esta frase esta errada.
a frase está afirmando que em todos os projetos dividos em fases o fim de cada fase possibilita o inicio da fase seguinte, isto esta errado.
para que a frase ficasse correta, deveria estar dessa forma:
Quando o projeto é dividido em fases sequenciais, o fim de cada fase representa um marco que, quando atingido, possibilita o início da fase seguinte do projeto.
o termo "possibilita" nao invalida a frase, pois possibilitar não é "exigir", pode a fase continuar? pode ser que sim e pode ser que nao.
-
Concordo que o possibilita não deixa a questão correta. Com fases sobrebostas, o fim de uma fase não irá necessariamente possibilitar o início de outra fase. Se as fases que dependem de uma fase X já tiverem iniciado, o fim da fase X não irá possibilitar o início de nenhuma outra fase, visto que elas já foram iniciadas.
-
Quando o projeto é dividido em fases, o fim de cada fase representa um marco que, quando atingido, possibilita o início da fase seguinte do projeto
A palavra "seguinte", que implica em uma SEQUÊNCIA, foi ignorada na questão pelo Felipe e outros e dessa forma tornariam a questão correta.
Quando a questão fala em "fase seguinte", ela remete a uma sequência de fases, e por isso a definição dita pelo Ramison é aquela que tornaria a questão correta.
-
Eu acho que o gabarito é errado mesmo. Mesmo em uma relação sequencial, o fim de uma fase nem sempre possibilitará o início da fase seguinte. Ás vezes chega-se a conclusão que o projeto todo deve ser cancelado.
"O término formal da fase não inclui necessariamente uma autorização da seguinte. Por exemplo, se o risco for considerando grande demais para que a continuação do projeto seja permitida ou se os objetivos não forem mais necessários, uma fase poderá ser encerrada com a decisão de não se iniciar qualquer outra fase subsequente."
(Fonte: PMBOK. 4ed, pag 25)
-
Vamos colocar na prática, vamos imaginar que a fase A de um projeto terminou, porém para a fase B começar depende-se de um fator externo (fator climático por exemplo). Portanto o término da fase A não necessariamente libera para a fase B começar.
Também pode-se chegar à conclusão de que pelos resultados (financeiros, ténicos) atingidos na fase A não é interessante ou viável continuar o projeto na fase B.
-
A transição entre fases normalmente é definida por alguma forma de entrega!
-
Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Redes
Disciplina: Governança de TI | Assuntos: Estrutura Analitica de Projetos (EAP);
Ver texto associado à questão
Um marco dentro de um cronograma é a principal representação de uma atividade de trabalho.
Certo Errado
errada
-
As fases tem seu término com a respectiva entrega, no entanto a fase não precisa ser completada para que outra se inicie, um exemplo é o paralelismo, quando são executadas diversas atividades ao mesmo tempo. é uma forma de reduzir o prazo do projeto ou evitar atraso em caso de caminho crítico (sem folga).
-
A questão está errada mesmo devido ao seguinte fato: Suponha que um projeto possua uma fase A e uma fase B que são executadas em paralelo e uma fase C dependente das duas para iniciar. A fase A tem duração de 5 períodos e a fase B tem duração de 3 períodos. Podemos dizer que a fase seguinte à fase B é a fase C porém o fato de a fase B terminar não possibilita que a fase C inicie, já que a mesma depende também do término da fase A. Logo a questão está errada.
-
A palavra que pegou nessa questão foi "POSSIBILITA".
Errei.
-
Significa Ronivon??? Significa!!!!!!!!!!!!!
-
Caminho crítico
-
Possibilitar o início da fase significa que a outra fase vai começar? NÃO!!! O final de uma fase não significa necessariamente o início de uma próxima fase, esse é o erro.
-
Quando o projeto é dividido em fases, o fim de cada fase representa um marco que, quando atingido, possibilita o início da fase seguinte do projeto. Resposta: Errado.
Comentário: nem todo projeto tem continuidade, portanto, o fim de uma fase não inicia outra seguinte