SóProvas


ID
3212929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Leia o texto “De volta à tradição”, apresentado abaixo,

                     o qual é parte do capítulo de um livro, e, a partir dele,

                                responda a questão que o segue.


                                              De volta à tradição


      Em 1930, ocorreu uma mudança na vida de Villa-Lobos que deu à sua obra uma nova orientação, bastante forte. Iniciavam-se aí os quinze anos, aproximadamente, em que Villa-Lobos se dedicaria totalmente a seu país. Com isso, chegava ao fim o papel da vanguarda parisiense, marcada pela ousadia inovadora e pela criatividade experimental. Villa-Lobos manteve-se ligado ao pensamento nacional-brasileiro, mas não se relacionava mais com o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencional, exótica e excêntrica. Seus companheiros, agora, eram os funcionários do regime Vargas, que se prevaleciam da fidelidade nacional, e os professores de música pouco experientes e pouco viajados.

      O retorno às formas tradicionais da música brasileira deu-se simultaneamente com a dedicação à língua materna. Nessa fase, as obras vocais novamente adquiriram maior importância, e foi possível a Villa-Lobos mais uma vez cultivar o contato com os poetas. Dentre eles, sobressaíram-se dois, com os quais o compositor, além do trabalho profissional conjunto, também teve uma estreita amizade por toda sua vida: Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, os poetas mais musicados do Brasil. A relação deles com Villa-Lobos era de especial intensidade e confiança.

      Manuel Bandeira originava-se da grande cidade de Recife, no noroeste de Pernambuco. No início comprometido com o Simbolismo, Bandeira uniu-se, como muitos literatos e artistas de sua geração, ao Modernismo. Ele tinha amizade com uma série inteira de compositores, como Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Frutuoso Viana e Jaime Ovale. [...]

Carlos Drummond de Andrade foi o poeta lírico brasileiro mais representativo do século XX. No início, dedicava-se a poemas satíricos e logo foi influenciado pelo Modernismo e por Walt Whitman. Sua obra, no decorrer de sua fase criativa, dividiu-se em diversas facetas, em poemas do cotidiano, em poemas políticos e posteriormente, também, em obras metafísicas, como “A máquina do mundo”. [...]

NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 210-212. (adaptado)

Veja o seguinte trecho do primeiro parágrafo: “[...] o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencional, exótica e excêntrica.” Nele, qual das figuras de sintaxe a seguir pode ser encontrada?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?[...] o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencional, exótica e excêntrica.?

    ? Em vermelho temos três pares de palavras/expressões que apresentam o mesmo sentido, ou seja, o autor usou de uma ideia pleonástica para reforçar aquilo que ele queria dizer.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito B

    Temos um pleonasmo no sentido de reforçar uma ideia, sabendo que "exótica" e "excêntrica" são palavras sinônimas.

  • Nao sabia que "exótica" e "excêntrica" era sinônimas

  • Questão difícil.

    a) errada. Assíndeto é a ausência de conjunção coordenativa.

    b) gabarito. Pleonasmo é a repetição enfática de um termo ou idéia (não é vicioso). No caso "pouco convencional, exótica e excêntrica" neste contexto, passam a mesma idéia.

    c) errada. Hipérbato ou inversão é a inversão da ordem direta dos termos da oração (quando quer dar relevância. Ex: "Brincavam antigamente nas ruas as crianças" Observe que o sujeito foi para o final da oração.

    d) errada. Anaculoto é a falta de nexo entre o início da frase e o fim. Ex: "Eu, toda vez que chego, você me chama para conversar", observe a falta de ligação sintética e que o termo fica tipo "solto na frase, meio perdida".

    e)errada. Silepse é uma concordância com a ideia e nem sempre pelas regras gramaticais. Ex: Sua excelência está enganado".

  • Entendo que a D está correta também:" UMA MÚSICA ..." não se refere a 1 música , e sim , a sua musicalidade ( SILEPSE DE GÊNERO )

  • GABARITO: LETRA B

    → “[...] o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencionalexótica e excêntrica.”

    → Em vermelho temos três pares de palavras/expressões que apresentam o mesmo sentido, ou seja, o autor usou de uma ideia pleonástica para reforçar aquilo que ele queria dizer.

    Temos um pleonasmo no sentido de reforçar uma ideia, sabendo que "exótica" e "excêntrica" são palavras sinônimas.

  • Eu ainda nao consegui ver pleonasmo ai

  • Melhor ir pra praia...pqp

  • Na minha humilde opinião, eu vi o pleonasmo na expressão: Impressionante pouco convencional. Ora, se impressiona já é pouco convencional. Então foi repetida a mesma ideia. Lógico que gastei um tempo pra tentar chegar a isso, e o que me ajudou foi não conseguir associar as outras figuras de jeito nenhum. Por isso eu marquei.

  • Letra A -  Assíndeto. Errada: Consiste na construção de sequência de orações coordenadas aditivas; não apresentando, contudo, conjunção. Exemplo: Acordei, levantei, escovei os dentes, tomei banho, vesti-me, saí para trabalhar.

    Letra B  Pleonasmo. Certa: Emprego de palavras ou expressões de significado equivalente, com a finalidade de reforçar uma ideia. Justamente o que ocorre na frase, tendo em vista que os vocábulos "exótica" e "excêntrica" são sinônimos.

    Letra C -  Hipérbato. Errada: Indica inversão de termos dentro de orações ou versos. Exemplo: Os trabalhos fizemos ontem nós.

    Letra D -  Anacoluto. Errada: Consiste no aparecimento de um termo no início de um período que não terá ligação sintática com o restante dos termos posteriores. Exemplo: O professor, os alunos não estavam prestando atenção à aula.

    Letra E -  Silepse. Errada: Também conhecida como concordância ideológica, esta figura ocorre quando a concordância se faz não com a palavra expressa na frase, mas com a ideia que esta palavra sugere. Exemplo: Os brasileiros somos muito confiantes.

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

  • Senhor, quanta figura de linguagem! =')

  • PLEONASMO - É o uso de algum termo dispensável, repetitivo, com o objetivo de enfatizar determinada ideia.