SóProvas


ID
321337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a fenômenos e técnicas associados à programação distribuída, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Se há deadlock então o processo não consegue acesso a um determinado recurso, e, consequentemente, entra em estado de starvation, pois esse recurso nunca será recebido. Algum comentário sobe o item A? Por que a A está errada?

  • Letra e.

     

    a) O deadlock é um fenômeno que sempre produz estarvação (starvation). Errado. Não é "estarvação", mas "inanição".

     

    b) O livelock é um fenômeno que consome poucos recursos computacionais e produz resultados úteis. Errado. Livelock é uma situação na qual dois ou mais processos mudam continuamente seus estados em resposta a alterações no(s) outro(s) processo(s) sem fazer qualquer trabalho útil. É um pouco semelhante ao impasse, mas a diferença é que os processos estão sendo educados e permitem que outros possam executar. Isso pode acontecer quando um processo tenta evitar um impasse.

     

    c) A fairness permite a distribuição adequada de tempo entre processadores para a execução de um mesmo processo. Errado. O "fairness", que se refere ao processo de justiça, permite a distribuição adequada de tempo de CPU para a execução de vários processo.

     

    d) Dos modelos de passagem de mensagem e de memória compartilhada, usados para comunicação interprocessos distribuídos, é comum o de memória compartilhada. Errado. A comunicação de  interprocessos distribuídos usa o modelo de passagem de mensagens.

  • A = PRIORIDADES DE PROCESSOS, ESCALONAMENTO POR PRIORIDADES

    B = LIVELOCK CONSOME MUITOS RECURSOS. ELE É UM LOOP

    C = VÁRIOS PROCESSOS

    D = COMUM A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS

    2.2 - Transmissão de Mensagens

    - Comunicação ocorre por meio de mensagens trocadas entre os sistemas cooperativos, RESPONSABILIDADE DO SO.

    - Útil para a troca de pequenas quantidades de dados porque não é necessário evitar conflitos, também é mais fácil de implementar em um sistema distribuído do que a memória compartilhada. (Embora existam sistemas que fornecem memória compartilhada distribuída, não os consideramos aqui).

    - Em sistemas com vários núcleos de processamento indicam que, em tais sistemas, a transmissão de mensagens fornece melhor desempenho do que a memória compartilhada. A memória compartilhada apresenta problemas de coerência de cache que surgem porque os dados compartilhados migram entre os diversos caches. Conforme o número de núcleos de processamento nos sistemas cresce, é possível que vejamos a transmissão de mensagens como o mecanismo preferido para IPC.

    GABARITO E