SóProvas



Questões de Sistemas operacionais distribuídos


ID
134008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que as requisições de usuários podem ser enviadas a diferentes servidores que trabalham em paralelo para aumentar o desempenho, um sistema distribuído é considerado escalável se, ao crescer, não afeta as aplicações e os usuários existentes.

  • Quais seriam as informações corretas para o item A?

  • Respostra ao flashfs '

    No cluster as máquinas devem trabalhar em paralelo, está descrição é de grid.

  • EXATA DEFINIÇÃO DE ESCALABILIDADE; CRESCER SEM PERDER DESEMPENHO.


ID
249442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a sistemas operacionais.

O desenvolvimento dos sistemas operacionais de rede, assim como dos sistemas operacionais distribuídos, é resultado do desenvolvimento das redes de computadores pessoais e pertencem à atual quarta geração de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    Quarta Geração (Meio dos anos 70 ao final dos anos 80)

    Nesta fase apareceram os sistemas operacionais para redes de computadores,  onde o usuário ganha acesso a redes locais ou geograficamente dispersas. O ponto importante era transferir informação entre computadores interconectados. Correio eletrônico, transferência de arquivo e aplicações de acesso a banco de dados proliferaram nesta época. O modelo cliente/servidor tornou-se difundido. Os clientes são os processos dos usuários que necessitam de vários serviços e os servidores são os componentes de hardware/software da rede que realizam estes serviços. Os servidores são geralmente dedicados a um tipo de tarefa tais como impressão, acesso a banco de dados entre outros.

    O conceito de processamento distribuído tornou-se largamente difundido. Quando necessários, dados eram trazidos para serem processados em alguma instalação de computador central de larga escala. Com o advento do microprocessador, surgem os computadores pessoais, um dos mais importantes desenvolvimentos com consequências sociais das últimas décadas.

    Um computador poderia ser adquirido por um preço acessível a muitos usuários que passariam a ter o seu próprio computador. A quantidade de pessoas com acesso a um computador  tornou-se consideravelmente maior e o termo  user friendly começou a ser muito utilizado. Ele significa que o sistema apresenta, para usuários leigos, um ambiente de acesso fácil ao computador.

    O conceito de máquina virtual tornou-se largamente  utilizado. Os usuários não precisavam mais se preocupar com detalhes físicos do sistema do computador que está sendo usado, ao invés disso, o usuário via uma máquina virtual criada pelo sistema operacional. O campo da engenharia de  software continuou a ter uma importância significativa.

ID
321337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a fenômenos e técnicas associados à programação distribuída, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Se há deadlock então o processo não consegue acesso a um determinado recurso, e, consequentemente, entra em estado de starvation, pois esse recurso nunca será recebido. Algum comentário sobe o item A? Por que a A está errada?

  • Letra e.

     

    a) O deadlock é um fenômeno que sempre produz estarvação (starvation). Errado. Não é "estarvação", mas "inanição".

     

    b) O livelock é um fenômeno que consome poucos recursos computacionais e produz resultados úteis. Errado. Livelock é uma situação na qual dois ou mais processos mudam continuamente seus estados em resposta a alterações no(s) outro(s) processo(s) sem fazer qualquer trabalho útil. É um pouco semelhante ao impasse, mas a diferença é que os processos estão sendo educados e permitem que outros possam executar. Isso pode acontecer quando um processo tenta evitar um impasse.

     

    c) A fairness permite a distribuição adequada de tempo entre processadores para a execução de um mesmo processo. Errado. O "fairness", que se refere ao processo de justiça, permite a distribuição adequada de tempo de CPU para a execução de vários processo.

     

    d) Dos modelos de passagem de mensagem e de memória compartilhada, usados para comunicação interprocessos distribuídos, é comum o de memória compartilhada. Errado. A comunicação de  interprocessos distribuídos usa o modelo de passagem de mensagens.

  • A = PRIORIDADES DE PROCESSOS, ESCALONAMENTO POR PRIORIDADES

    B = LIVELOCK CONSOME MUITOS RECURSOS. ELE É UM LOOP

    C = VÁRIOS PROCESSOS

    D = COMUM A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS

    2.2 - Transmissão de Mensagens

    - Comunicação ocorre por meio de mensagens trocadas entre os sistemas cooperativos, RESPONSABILIDADE DO SO.

    - Útil para a troca de pequenas quantidades de dados porque não é necessário evitar conflitos, também é mais fácil de implementar em um sistema distribuído do que a memória compartilhada. (Embora existam sistemas que fornecem memória compartilhada distribuída, não os consideramos aqui).

    - Em sistemas com vários núcleos de processamento indicam que, em tais sistemas, a transmissão de mensagens fornece melhor desempenho do que a memória compartilhada. A memória compartilhada apresenta problemas de coerência de cache que surgem porque os dados compartilhados migram entre os diversos caches. Conforme o número de núcleos de processamento nos sistemas cresce, é possível que vejamos a transmissão de mensagens como o mecanismo preferido para IPC.

    GABARITO E


ID
332701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

Um sistema operacional distribuído consiste de múltiplos processadores de dados fortemente acoplados.

Alternativas
Comentários
  • São aqueles que gerenciam as atividades e os recursos distribuídos, possibilitando um processamento descentralizado e melhorando o desempenho do sistema.

    Outra definição: Um conjunto de processos que são executados de forma concorrente, cada um dos quais acessando um subconjunto de receursos do sistema por meio de um mecanismo de troca de mensagens através de uma rede de comunicação, que nem sempre é confiável.

    As vantagens de um Sistema Distribuído em relação aos outros é sua maior disponibilidade, geralmente resultante da redundância de seus componentes

    Sistema Distribuído ---------> Mais transparente que os Sistemas em Rede

    Essa transparência pode ser notada em vários aspectos:
    • Transparência de acesso a arquivos
    • Transparência de desempenho
    • Transparência de localização
    • Transparência de concorrência

    ITEM ERRADO
  • Os sistemas distribuídos podem ser fracamente acoplados ou fortemente acoplados. Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando um única memória controlados por um SO. Já nos sistemas fracamente acoplados cada processador possui sua memória.
  • e-

    Os sistemas fracamente acoplados se caracterizam por serem compostos de unidades independentes de uma unidade central; logo, cada membro tem sua propria memoria, processador i/o devices etc. Possuem 1 ou + sistemas interligados, cada 1 com seu proprio OS. Cada 1 possui e administra seus proprios recursos. Sistemas distribuidos se dividem em 2 categorias:

     

    1- SO de rede - SOs interconectados compatilhando recusros entre usuarios. e.g.: LAN. Quando ha falhas, o funcionamento continua,

     

    2- SO distribuidos - sistemas sao separados com forte relacionamento. na maioria das vezes, mesmo SO, o que para usuarios vem de forma transparente. Ha load balacing (processador ocioso processa uma tarefa) , compartilhamnento de recursos transparente e tolerancia a falhas. 

  • Gabarito Errado

    Um sistema operacional distribuído é um software que roda sobre uma coleção de nós computacionais independentes, separados fisicamente mas conectados. Cada nó individual possui um subconjunto de software do sistema operacional agregado. Para um usuário, um sistema operacional distribuído funciona exatamente como um sistema com um único nó.

     

    Um sistema distribuído é uma coleção de dispositivos autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único dispositivo provendo serviços ou resolvendo algum problema. Dessa forma contribui para que as plataformas diferentes de hardware possam manter uma comunicação eficiente. Para os usuários a complexidade que é necessária para criar e manter essa estrutura fica abstraída para que a produtividade de cada usuário seja aumentada com o acesso dos recursos disponíveis.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
442723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas distribuídos, clusters e redes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, tanto as distribuiçòes Linux, quanto o Windows NT suportam threads e multiplos processos, logo são passíveis de serem utilizados em sistemas SMP.

    B) Correta. Cada Core de um SMP acessa a memória (Cache ou Principal) sem restrições (Respeitando apenas semáforos e Locks).

    C) Um sistema SMP pode rodar programas sequenciais sem problemas. Para um sistema obter MÁXIMA eficiência este sim deve ser escrito para arquiteturas paralela

    D) O Barramento de máquinas NUMA é mais complexo, visto que o acesso do processador à memória depende de onde o banco de memória esta

    E) SMP são máquinas UMA por definição
  • O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

    Este método também é chamado de "processamento paralelo".


    Sistemas multiprocessados podem ser basicamente de dois tipos: SMP e NUMA.

    • Multiprocessamento simétrico (SMP): os processadores compartilham a mesma memória, embora possam ter caches separadas. O sistema operacional deve estar preparado para trabalhar com coerência de caches e, principalmente, evitar condições de corrida na memória principal.
    • Acesso não uniforme à memória (NUMA): a cada processador é associado um banco de memória. Nesse caso, o sistema operacional trata cada banco separadamente, pois cada banco tem um custo de acesso diferente, dependendo de qual o processador a que está associado e onde está sendo executado o processo que tenta acessar a memória.


    FONTE: WIKIpedia

  • multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um únicosistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.

    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.

  • Um sistema multiprocessador simétrico (SMP) é na tecnologia da informação, uma arquitetura multi-processador, tem na qual dois ou mais processadores idênticos um espaço de endereçamento comum. Isto significa que cada processador com o endereço (físico) mesmo a célula de memória mesmo ou mesmo registo periférica tratadas. A maioria dos sistemas com vários processadores tornaram-se uma arquitetura SMP.

ID
869560
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a um sistema operacional distribuído, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • d-

    A arquitetura de sistemas distribuidos propoe que os componentes estejam separados com forte vinculo entre si. Na maioria das vezes (mas nem sempre) possuem mesmo SO. Para usuarios, processamento de aplicacoes correm de forma transparente. Pontos positivos: balanceamento de carga para processador ocioso executar tarefa  e tolerância a falhas, porque quando um sistema pifa, outro assume seu lugar para continuar as operações. 

  • Gabarito D

    Um sistema operacional distribuído é um software que roda sobre uma coleção de nós computacionais independentes, separados fisicamente mas conectados. Cada nó individual possui um subconjunto de software do sistema operacional agregado. Para um usuário, um sistema operacional distribuído funciona exatamente como um sistema com um único nó.

     

    Um sistema distribuído é uma coleção de dispositivos autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único dispositivo provendo serviços ou resolvendo algum problema. Dessa forma contribui para que as plataformas diferentes de hardware possam manter uma comunicação eficiente. Para os usuários a complexidade que é necessária para criar e manter essa estrutura fica abstraída para que a produtividade de cada usuário seja aumentada com o acesso dos recursos disponíveis.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • devem está falando de um cluster

  • O famoso Cluster

ID
1386490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à computação distribuída, julgue os próximos itens.

No processo de desenho de uma aplicação distribuída, três questões adicionais devem ser consideradas: formas de decomposição do problema, estabelecimento de comunicação entre os processos e coordenação na execução de tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Aplicação distribuída é qualquer aplicação projetada para executar em mais de um computador. O exemplo mais próximo é a Web, que é distribuída entre um cliente e um servidor. Ou seja, você tem o lado cliente que é o navegador Web e o lado servidor que oferece as páginas, imagens, vídeos, etc. O cliente só funciona se há pelo menos um servidor, e a razão do servidor existir são os clientes.


ID
2085685
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo Tanenbaum (2009), “algo que permite ao sistema distribuído conseguir uniformidade na presença de diferentes hardwares e sistemas operacionais é ter uma camada de software no topo do sistema operacional”. A citação anterior trata-se da camada:

Alternativas
Comentários
  • Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional.


    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Middleware

     

    FONTE - Organizacao Estruturada de Computadores - Tanenbaum, Andrew  - 5ed

     

     

    @papirobizurado


ID
2093653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à arquitetura e às características dos sistemas operacionais, julgue o item que se segue.

Um sistema operacional distribuído caracteriza-se como um sistema único que gerencia recursos em mais de um computador, o que proporciona a falsa percepção de que vários computadores compõem um único computador de grande capacidade.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema operacional distribuído é um software que roda sobre uma coleção de nós computacionais independentes, separados fisicamente mas conectados. Cada nó individual possui um subconjunto de software do sistema operacional agregado.

    O sistema não pode ser dito como "único", visto que cada nó deve possuir sua própria "instância" do sistema operacional.

  • Gabarito Certo

    Um sistema operacional distribuído é um software que roda sobre uma coleção de nós computacionais independentes, separados fisicamente mas conectados. Cada nó individual possui um subconjunto de software do sistema operacional agregado. Para um usuário, um sistema operacional distribuído funciona exatamente como um sistema com um único nó.

     

    Um sistema distribuído é uma coleção de dispositivos autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único dispositivo provendo serviços ou resolvendo algum problema. Dessa forma contribui para que as plataformas diferentes de hardware possam manter uma comunicação eficiente. Para os usuários a complexidade que é necessária para criar e manter essa estrutura fica abstraída para que a produtividade de cada usuário seja aumentada com o acesso dos recursos disponíveis.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Para mim o que pegou foi "gerencia recursos em mais de um computador'', achei que estava errada, mas achei uma explicação para entender:

    Tipos Sistemas Operacionais Distribuídos:

    •Sistema operacional multi-processador: gerencia recursos de um multiprocessador

    •Sistema operacional multi-computador: Para multicomputadores homogêneos


ID
2093659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à arquitetura e às características dos sistemas operacionais, julgue o item que se segue.

Um sistema operacional de rede controla vários computadores da rede, enquanto um sistema operacional distribuído controla um computador que coopera com os demais da rede.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    SO de rede - é uma coleção SO de computadores conectados a uma rede incorporando módulos para prover acesso a recursos remotos.

    SO distribuído - tem por objetivo a obtenção de um conjunto de máquinas ligadas em rede que funcionem como um processador virtual, parece ao usuário como um sistema centralizado comum.

  • Questão errada, conceitos trocados.

    Sistemas operacionais de rede:
         - usuários sabem da existência de vários computadores (ou recursos).
         - cada computador pode executar um SO diferente.
         - permite compartilhar recursos na rede.


    Sistemas operacionais distribuídos:
        - usuários desconhecem onde os programas são executados e onde os arquivos são armazenados.
        - existência de um único SO em cada computador (comum em Cluster Computing) ou mais de um SO (comum em Grid         Computing - usam para isso o Middleware).
        - a mesma aplicação pode ser executada em vários computadores.

     

     

  • SO distribuído controla vários computadores. Mas o usuário tem a percepção de estar manipulando apenas um computador.
  • Um sistema operacional de rede controla recursos da rede e não vários computadores.


ID
2297632
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operaciona

Alternativas
Comentários
  • A - Não existe controle, "todo mundo faz tudo" - Errada

    B - Certo

    C - Tarefas de E/S é com o mestre - Errada

    D - Monoprocessado só faz um processo, "não tem throughput" (menos errada)

    E - starvation espera, espera e continua esperando - Errada

    http://www.edilms.eti.br/uploads/file/so/SO-aula-04-tipos-so.pdf

  • D - Errado - É preciso aumentar o throughput

    E- Errado - Conceito de deadlock

  • Só corrigindo o comentário do amigo Luiz Sa, na alternativa D, Monoprocessado se refere so controle do SO sobre processadores, no caso, somente um processador e não somente a um processo, como citado.


    Monoprocessado: Um processador.

    Multitarefa: Várias tarefas.

  • Muito bom Luiz, Throughtput faz referência ao número de processos executados em um determinado intervalo de tempo (livro Fundamentos de sistemas operacionais), então não cabe o monoprocessado neste contexto.

  • FCC como sempre apelando !!!


ID
2583862
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma camada de software posicionada no topo do sistema operacional que permite ao sistema distribuído conseguir uniformidade na presença de diferentes hardwares e sistemas operacionais é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Middleware.:

    É uma camada que permite às aplicaçõs se comunicarem umas com as outras independentemente de usas limitações.

  • Essa camada fornece determinadas estruturas de dados e operações que permitem que os processos e usuários em máquinas distantes operem entre si de uma maneira consistente. De certa maneira, middleware é como o sistema operacional de um sistema distribuído.

    Tanenbaum