SóProvas


ID
3213613
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O convênio é um dos instrumentos que o poder público utiliza para associar-se a entidades privadas ou outras entidades públicas, para a realização de objetivos comuns. Os convênios são um instrumento que se diferencia do contrato por diversas características.

Sobre os convênios e contratos, analise as afirmativas a seguir.

I. A diferença entre contratos e convênios se dá pelos interesses que no convênio são opostos e contraditórios e no contrato complementares.
II. A relação contratual no convênio define os objetivos e as responsabilidades de cada parte e tem suas características definidas por lei.
III. No contrato existem partícipes com pretensões semelhantes, enquanto no convênio existem duas partes: uma que pretende o objetivo do ajuste e outra que pretende a contraprestação.

Está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ANULADA.

     

    I. ERRADO. Ao contrário, é o contrato que é composto por interesses opostos e o convênio que se forma por interesses complementares.

     

    IIERRADO. Não se pode falar em "relação contratual no convênio", pois este não é uma espécie de contrato. Segundo a clássica definição de Hely Lopes Meirelles, 

     

     

    Não se pode inferir que esse "ajuste" tenha natureza contratual. A doutrina utiliza esse termo genérico exatamente para não confundi-lo com o instituto jurídico do contrato.

     

    IIIERRADO. Novamente houve inversão. Os partícipes com pretensões semelhantes estão no convênio, enquanto que no contrato temos uma parte interessada no objeto do contrato e outra na contraprestação.

     

    Espero ter ajudado.

    Fonte: TECCONCURSOS - PROF IGOR MOREIRA