-
GABARITO: C
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.
Em todos os sites que pesquisei apareceu essa definição "por produtos ou serviços" com única definição.
>>>>> O que me faz pensar que essa questão tem dois gabaritos B e C
Fonte: FGV (PDF de curso EAD) Passei Direto/ Portal Educação / Info Escola / Cola da web / Sobre administração
-
GAB: C
Se é POR PRODUTOS NÃO PODERIA SER POR SERVIÇOS, logo eliminaríamos as referidas assertivas.
Todavia, em se tratando de FGV que mesmo afirmando "divide os trabalhos pelos segmentos de fabricação em uma indústria é denominada" ainda assim insiste em não dar como gabarito processo, é patético.
Pra mim a resposta óbvia seria B, mas a banca faz o que quer e nós que aceitemos.
Enfim.. sem choro, bola pra frente.
-
vi fabricação pensei logo em processo de fabricação, kkkkkk, mas né
é Segmento de fabricação
-
Por que não poderia ser por processo? (Processual)
-
"Segmento de fabricação" é sinônimo de "tipo de produto", mas na hora da prova é difícil visualizar isso!
-
Não pode ser processual pq ela divide a estrutura de atuação com base nas necessidades de cada cliente, interno ou externo. Não nos produtos que serão produzidos.
Já a por produto se organiza de acordo com o que oferece ao mercado, por exemplo, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal.
gab: C
-
A banca FGV tende a cobrar o desdobramento da Estrutura Divisional, que é a departamentalização, usando no enunciado das questões apenas a palavra mais abrangente, "Estrutura". Então segue o conteúdo nos moldes exigidos pela banca:
1. Estrutura Divisional => Nessa estrutura as empresas trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes.
A estrutura pode ser: por clientes, por produtos, por serviços, por localização geográfica, por projetos e por processos.
1.1 Estrutura Divisional por clientes => Divide a empresa de acordo com as características de cada cliente. Sendo assim é flexível, pois se adapta a diversos tipos de clientes.
1.2 Estrutura Divisional por produtos => Divide a empresa por diferentes tipos de produtos, isto é, segmentos de fabricação.
1.3 Estrutura Divisional por serviços => Divide a empresa por diferentes tipos de serviços prestados ou executados.
Estrutura Divisional geográfica/Territorial => Divide a empresa por regionais; Elas são espalhadas geograficamente.
Estrutura Divisional por Projetos => Este tipo é aplicável em construtoras, consultorias e empresas que trabalham por projetos. Dessa maneira, o tamanho da estrutura vai depender do número de projetos. Como o nome sugere, aqui o projeto tem importância equivalente às atividades de rotina.
Aqui preciso dar ênfase a Estrutura Divisional por produtos => Que divide a empresa por diferentes tipos de produtos, isto é, segmentos de fabricação. Exemplo: Uma fábrica de laticínio pode dividir os trabalhos nos seguintes segmentos: departamento de leite, de iogurte e de queijos.
Espero ter ajudado! Um forte abraço para todos!
-
O problema da reescrita do período do texto é a ambiguidade que está presente nela. No trecho " suspeita de traição da parte dela", é possível concluir: que ela suspeita de traição ou que a traição foi dela. Sendo assim, a questão fica ERRADA, pois, no caso da interpretação da esposa suspeitar de traição, o sentido original do texto estaria alterado.
- Comentário da professora Rafaela Freita (ESTRATÉGIA CONCURSOS)
-
O problema da reescrita do período do texto é a ambiguidade que está presente nela. No trecho " suspeita de traição da parte dela", é possível concluir: que ela suspeita de traição ou que a traição foi dela. Sendo assim, a questão fica ERRADA, pois, no caso da interpretação da esposa suspeitar de traição, o sentido original do texto estaria alterado.
- Comentário da professora Rafaela Freita (ESTRATÉGIA CONCURSOS)
-
A) departamentalização por função fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
B) Departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
C) Departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
D) departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
Processo = um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto específico para determinado cliente.
E) O modelo de departamentalização por projetos é caracterizado pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. É indicada para aquelas organizações que a atividades relacionadas a atividades tecnológicas.
-
Além da mudança de sentido, também há erro gramatical, como mencionado pelo colega.
-
Além da mudança de sentido, também há erro gramatical, como mencionado pelo colega.
-
Errei por falta de interpretação.
Segmento/tipo de produtos - A palavra ''segmento'' tem o mesmo valor de ''tipo''
-
Acertei, mas "segmento de fabricação" pode ser literalmente qualquer uma das afirmativas.