SóProvas


ID
321403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos fundamentos da arquivologia e à terminologia
arquivística, julgue os itens a seguir.

Autenticidade, uma das características dos documentos de arquivo, significa que o documento é certificado pelo arquivo, devendo, portanto, ser reconhecido como fidedigno e verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da questão está em "certificado pelo arquivo", pois a Autenticidade está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produzidos a partir de rotinas processuais que visam o cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade. São autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados a partir dessas rotinas estabelecidas.
  • Resposta: errado

    Os documentos devem ser criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Isso não quer dizer que tais documentos sejam verdadeiros pelo fato de serem certificados pelo arquivo.

    "A autenticidade está ligada ao processo de criação, manutenção e custodia; os documentos são produto de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir de rotinas estabelecidas."

  •  
    O que é e-ARQ (MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS no Brasil) Brasil?
     
    É uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade.

    Em seguida, devem ser considerados os fundamentos da diplomática,  da arquivologia, especialmente da gestão de documentos, e da tecnologia da informação para fornecer um conjunto de requisitos que seja amplo, rigoroso e de qualidade. 
                                              
     
    Diplomática = Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da confiabilidade e autenticidade dos documentos. 

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/earqmet/earqbrasilv1.1.pdf

    Resposta:
    Como podemos perceber a confiabilidade e autenticidade dos documentos de arquivo não é algo inerente a todo arquivo mais sim decorrente de uma serie de procedimentos arquivisticos que validam ou não esse documento, assim NEM TODOS os arquivos possuem documentos fidedignos e autenticos, pois podem não seguir uma rotina adequada de validação documental.
     


  • A imparcialidade de um documento está ligada estritamente ao conceito de autenticidade (se é verdadeiro)
     
     
    Na arquivologia: 
    Imparcialidade = Verdadeiro
    Autenticidade = Confiável
     
     
     
    PRINCÍPIO DA IMPARCIALIDADE: OS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS SÃO INERENTEMENTES VERDADEIROS, JÁ QUE SÃO PRODUZIDOS PARA DESENVOLVER ATIVIDADES.
  • Questão errada, acredito que outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Autenticidade de documentos; 

    Constitui característica de autenticidade o fato de os documentos serem criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que possam ser comprovados.

    GABARITO: CERTA.

  • A autenticidade do documento é a capacidade de o mesmo "provar ser quem diz ser". Significa que o documento é capaz de mostrar com verdade que seguiu todos as normas, procedimentos e padrões para sua produção (ex: formatação do texto, uso de símbolos, tipo de documento adequando ao assunto tratado, assinatura de responsável, etc).

    A fidedignidade, ou veracidade, é a capacidade do documento de "mostrar os fatos como eles realmente ocorreram". Significa que o documento "narra" os fatos revelando seus detalhes e servido como fonte de informações a respeito do mesmo (ex: um relatório de auditoria que informa os resultados da ação, uma nota fiscal que atesta uma compra de um produto X pela pessoa Y e preço Z na data A, etc.)

    Um documento autêntico não precisa ser necessariamente fidedigno.

  • A autenticidade dos arquivos é a características que os documentos são criados, mantidos e custodiados de acordo com procedimentos que podem ser comprovados.

    Fonte: Prof. Darlan Eterno

  • Autenticidade - diz que os documentos devem ser criados, guardados e conservados respeitando as normas, técnicas e processos que garantam sua veracidade e confiabilidade. Ou seja, não significa serem certificados pelo arquivo.