SóProvas


ID
321412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos fundamentos da arquivologia e à terminologia
arquivística, julgue os itens a seguir.

A terminologia arquivística, ao estabelecer uniformidade nos enunciados dos conceitos, torna-se instrumento para a formação dos profissionais e facilita o entendimento entre eles, melhorando a qualidade técnica dos trabalhos. A terminologia arquivística brasileira, entretanto, não está consolidada.

Alternativas
Comentários
  • Por gentileza, alguém pode comentar essa?
  • Ao ler a questão me lembrei de uma outra que afirma que, a Arquivologia ainda não se estabeleceu como ciência. A primeira parte da questão seria certa, mas creio tb q a Arquivologia não está consolidada. Bem, é o que entendi. Tb gostaria de outros comentários sobre esta questão.
  • Questão CORRETA: de fato, não há uma terminologia arquivística consolidada. 
    Transcreverei, resumidamente, o que dispõe Marilena Leite Paes: " No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, o estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação.
    Em 1980, criou-se na ABNT uma Comissão de Estudos de Arquivologia para tratar do assunto. A partir de então, inúmeras outras propostas de terminologia arquivística vêm sendo publicas, sem, entretanto, a aprovação de qualquer órgão oficial.
    O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma comissão Especial de Terminologia Arquivística para examinar as propostas existentes, definir e aprovar uma terminologia arquivística brasileira."
  • Gostaria de saber o que é preciso para consolidar a terminologia de determinada área. Temos o Dicionario Brasileiro de Terminologia Arquivistica desde 2005, fruto do trabalho e reconhecimento do Arquivo Nacional, publicado no site e de conhecimento dos profissionais da area etc. A questao dos termos está diretamente ligada aos conceitos e estes estarão sempre sob analise e em constante mudança e transformação, mas não significa que não são consolidados. Numa atualização os conceitos podem ser modificados, podem acrescentar mais termos, mas a base de conceitos e termos já está estabelecida. 

    Querendo ou não, quanto a isso, acredito que o livro de Marilena, de 2004 (é a ultima edição??), esteja desatualizado. 
  • Qual foi a justificativa do Cespe?

  • Se alguém souber da justificativa, compartilha. =)

  • Não concordo: Dicionario Brasileiro de Terminologia Arquivística - Arquivo Nacional
    Porém, e a banca utilizou o livro da Marilena Leite Paes, ele não cita essa publicação do Arquivo Nacional.


  • Pessoal quem afirma isto é DUCHEIN: logo leiam o artigo:

    Em seu artigo "Os arquivos na Torre de Babel: problemas de terminologia internacional", Duchein afirma que: 

    "Essas dificuldades provêm de três fontes; primeiro, a imprecisão muito freqüente de definições e de usos nacionais; em seguida, as divergências crescentes de vocabulário no interior de uma mesma língua, entre países homófonos; enfim, o feto da arquivologia ser extremamente ligada aos sistemas jurídicos governamentais de cada país e que, por  conseqüência, seu vocabulário reflete todo um conjunto de conceitos que, por definição, dificilmente sáo transportáveis de um país ao outro".

  • Eu entendi os dois lados levantados aqui: 1) o fato de inclusive ter um Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística e 2) o pensamento de Duchein e Marilena.  

    No meu entendimento, nenhum dos dois estão errados. O que temos aqui é mais uma questão infeliz que, ao meu ver, de acordo com o que venho vendo nas questões do CESPE, deve ser respondida de acordo com a teoria. Obviamente um Dicionário elaborado pelo Arquivo Nacional indica a consolidação da terminologia mas talvez pode não ser o único fator para a real efetivação  do processo de consolidação. O que quero dizer é que se você sabe que dois autores falam isso ou aquilo, independente de quando eles falaram, vai na deles e esquece a prática. Infelizmente, a arquivologia ainda conta com diversas questões não resolvidas mas pra quem quer fazer prova, é isso aí e pronto. 

    Penso assim e espero ter ajudado. 

  • ARQUIVISTA =>  É O PROFISSIONAL DE ARQUIVO DE NÍVEL SUPERIOR.

     

    ARQUIVÍSTICA =>SÃO PRINCÍPIOS E TÉCNICAS A SEREM OBSERVADOS NA CONSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DOS ARQUIVOS.

     

    A terminologia significa o conjunto de termos de uma determinada especialidade, não é claro, na expressão, se a especialidade referida está ligada à ciência que estuda o arquivo ou às técnicas e práticas pertinentes ao arquivo, ou mesmo a ambas as hipóteses

    Portanto existe uma lacuna nos estudos de arquivologia no Brasil relacionada à investigação científica sobre a terminologia da área arquivística.

     

    file:///C:/Users/User/Downloads/BALMANT-%20Fabricio%20Vieira.%20Terminologia%20Arquivistica%20%20Brasileira..pdf

    (TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA BRASILEIRA  É UM TCC.)

  • A terminologia da Arquivologia brasileira está consolidada sim, e todos esses termos resultaram no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005) http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

    Não sei quais argumentos a banca usou para manter essa questão com esse gabarito.