SóProvas


ID
321424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do ciclo vital dos documentos e da teoria das três idades,
segundo a arquivologia, julgue os itens subsequentes.

A identificação das fases do ciclo vital baseia-se nos valores dos documentos. Para tal, considera-se o valor intrínseco, ou seja, o valor que um documento possui em razão de seu conteúdo e de elementos de validação; e o valor permanente, ou valor informativo, que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao valor do documentos
    • Administrativo - Valor que um documento possui para a administração produtora do arquivo, na medida em que informa, fundamenta ou aprova seus atos presentes ou futuros.
    • Fiscal - Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais.
    • Informativo - Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independente de seu valor probatório.
    • Legal - Valor processual que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.
    • Permanente - Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também referido como valor histórico.
    • Primário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
    • Probatório - Valor intrínseco de um documento de arquivo que lhe permite servir de prova legal.
    • Secundário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, e para outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente produzidos.

    Comentário: Como podemos perceber diante do exposto, os outros valores de um documento são de suma importância para as considerações na classificação do ciclo vital dos mesmos! Podemos perceber que valor permanente e informativo tem a suas distinções, no entanto, o documento permanente possui, também, o seu respectivo valor informativo!

    até mais!
     
  • A identificação das fases do cico vital se baseia na frequência de uso do documento. Os documentos correntes estão em curso e são consultados com frequência, os inintermediários não são frequentimente utilizados, mas podem ser solicitados e os permanentes perdem o valor administrativo (não são mais usados nas atividades da adm), mas são guardados pelo seu valor secundário. Não é valor permanente, é secundário, e este pode ser subdividido em histórico, probatório ou informativo, e justifica a guarda permanente.
  • Na minha humilde opnião creio que o valor intrínseco não faz parte dos critérios utilizados para definir os valores e fases dos doc, vejamos:
    Valor intrínseco: Valor que um documento possui em razão de seu conteúdo, das circunstâncias de sua produção,de suas assinaturas ou selos. 
  • A identificação das fases do ciclo vital baseia-se nos valores dos documentos. Para tal, considera-se o valor intrínseco, ou seja, o valor que um documento possui em razão de seu conteúdo e de elementos de validação; e o valor permanente, ou valor informativo, que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo.
    Para estabelecer cada uma das tres fases, a Teoria das Três Idades se baseia em dois fundamentos:
    1. Frequencia de uso
    2. Valor dos documentos
    - Valor primário (administrativo) - imediato/temporário
    - Valor secundário (histórico) - mediato/permanente

    Portanto, o valor que um documento possui em razão do seu conteúdo e de elementos de validação não é considerado como critério para estabelecer as 3 idades, são elementos intrinsecos de um documento qualquer.
  • o valor permanente é histórico e não informativo. 

  • Complementando um comentário.

    Primeiro: NÃO CONFUNDIR ARQUIVO, CICLO VITAL, IDADE COM VALOR.

    Segundo: A permanência dos documentos nos arquivos corrente, intermediário ou permanente é regulada em função da frequência de uso (guarde isto) e não valores dos documentos.

    Cuidado, valor não pode ser confundido com frequência de uso. Este não implica aquele e vice-versa. 

  • "Valor Permanente: Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também chamado valor arquivístico ou valor histórico". (Definição do Dicionário de Terminologia Arquivística).

  • ciclo vital=frequência de uso e utilização

  • ARQUIVO CORRENTE E INTERMEDIÁRIO ( VALOR PRIMÁRIO )

    >ADMINISTRATIVO

    >FISCAL

    >LEGAL

     

    ARQUIVO PERMANENTE ( VALOR SECUNDÁRIO )

    >HISTÓRICO

    >CULTURAL

    >PROBATÓRIO

    >INFORMATIVO

  • Continuo sem entender qual foi o erro de fato da questão. 

  • A identificação das fases do ciclo vital baseia-se nos valores dos documentos, ou seja, VALOR PRIMÁRIO E VALOR SECUNDÁRIO e não valor valor intrínseco e valor permanente. Houve uma mistura de conceitos, PEDRO.

  • C I P H

  • do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_vital_dos_documentos

  • muita confusão por aqui. vamos por partes

    "A identificação das fases do ciclo vital baseia-se nos valores dos documentos." CORRETO, o ciclo vital se baseia tanto na frequência de uso, como nos valores que os documentos possuem.

    veja também:

        Q277546 - O ciclo de vida dos documentos é definido pela frequência e pelo tipo de utilização dos documentos. (questão certa)

        Q602815 - A teoria dos valores de documentos de arquivo é a maneira mais consistente de se fazer a definição das três idades documentais.(questão certa)

     

    "Para tal, considera-se o valor intrínseco, ou seja, o valor que um documento possui em razão de seu conteúdo e de elementos de validação; e o valor permanente, ou valor informativo, que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo." aqui está o ERRO

        1. valor intrínseco ≠ valor primário (ver dicionário terminologia arquivística)

        2. valor informativo não é sinônimo de valor permanente, valor informativo é um dos tipos de valor permante.

     

    questão ERRADA