SóProvas


ID
3214342
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O país informou aos EUA que obteve gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita, informou nesta sexta-feira (12 de outubro) o jornal The Washington Post. Crítico da monarquia do Golfo Pérsico e colaborador do Post, Khashoggi não é visto desde que entrou na representação diplomática no dia 2 de outubro para conseguir documentos para seu casamento.

(Folha de S.Paulo, 12.10.18. Disponível em:<https://goo.gl/swPz2W> . Adaptado)


O país que abriga o consulado saudita em que teria ocorrido a morte do jornalista pode ser corretamente identificado como

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda notícia sobre o assassinato de um importante jornalista. O enunciado questiona em qual país localizava-se a representação diplomática saudita onde foi cometido o crime.

    A) O Líbano possui boas relações com a Arábia Saudita e não foi o local do fato descrito.

    B) A Síria encontra-se em guerra desde 2011 e não seria um local onde isso poderia ter ocorrido devido a natureza complexa do conflito.

    C) O Irã é tradicional adversário regional dos sauditas e não seria o local onde uma representação diplomática seria utilizada com finalidade criminosa. 

    D) A Turquia possui boas relações com a Arábia Saudita mas também é pais que disputa a hegemonia local e membro da OTAN, com compromissos diplomáticos e estratégicos com os EUA e a União Europeia. Foi em seu território que o referido crime foi cometido. Afirmativa correta. 


    E) A Jordânia goza de boas relações com os sauditas e não seria um país propício para a realização de tal ação. 




    Gabarito do professor: D