SóProvas


ID
321436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de arranjo, classificação e tipologia de documentos,
julgue os itens seguintes.

A classificação arquivística é uma sequência de operações que visa organizar os documentos de um arquivo ou de uma coleção segundo um plano de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Correto
    Plano de classificação é um instrumento, utilizado nos protocolos, para classificar os documentos produzidos e recebidos  por um órgão no exercício de suas atividades, elaborado a partir do estudo  das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Esse plano vai dar origem ao código de classificação.
  • Completando a questão:

    É o ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos selecionar a categoria de assuto sob o qual devem ser arquivados e determinar o código para a sua recuperação.

    Também é o ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de restrições de acesso. Também chamada classificação de segurança.
  • Ok! Mas de uma coleção tb? Está certa essa parte? Alguém pode me ajudar?
    Abraços
  • Complemento a dúvida dos colegas !
    Marquei errado por causa da palavra "coleção", eis que em outras questões da CESPE, foram utilizados esse critério.

    Quem puder ajudar !!!!
  • Faço das palavras dos colegas acima a minha, tomando por base posicionamentos anteriores do CESPE, o termo coleção tornaria a questão errada, pois nos arquivos os documentos não são objeto de coleção, provêm tão somente das atividades públicas ou privadas. Outrossim, o Plano de Classificação é um instrumento auxiliar das atividade de gestão de documentos, a qual ocorre em arquivos e não em coleções. 

    Pelo gabarito oficial consta como certo... Fica difícil entender o CESPE

  • CLASSIFICAÇÃO
    1 Organização dos documentos de um arquivo ou coleção , de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
    2 Analise e identificação do conteúdo de documentos, seleção de categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
    3 Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.
    Fonte: Dicionário Arquivístico DEGEA - 
    Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos - TJRJ
  • Não me levema mal, mas quem puder colaborar com a fonte que justifica o fato da acertiva está correta, por gentileza identificá-la, pois já resolvi essa questão por diversar vezes e não me convenci de que ela esteja certa, uma vez que coleção de documentos remete-nos ao conceito de biblioteca, não sendo portanto, acumulada de maneira natural pelo exerício de uma atividade.

    Estou no time dos que discondam completamente do gabarito até que provem contrário, rsrsrsrsrsrs
  • Quem está achando estranho esse conceito de classificação é bom ir se acostumando ou então vai continuar errando  questões !!

    De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística ...

    CLASSIFICAÇÃO:

    1- Organização dos documentos de um ARQUIVO(1) OU COLEÇÃO, de acordo com um plano de
    classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    2- Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob
    a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.

    3 -Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme
    legislação específica. Também chamada classificação de segurança. 


    É bom sabermos tambem o conceito de DESCLASSIFICAÇÃO:

    Ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, no todo ou em parte, documento
    anteriormente sujeito a grau de sigilo.

     
  • Pois é amigos também errei essa questão e fiquei aqui pensando com meus botões uma forma de deixa-la correta. Então pensei.. o que nós tanto aprendemos nas aulas é que arquivo não é coleção, mas isso não é o que a questão quer colocar para nós. Ela realmente nos passa de uma forma diferenciada.  Quando o examinador diz arquivo OU uma coleção, significa dizer que uma coleção tambem pode ser classificada como um arquivo, e isso não quer dizer que ela seja um arquivo. Minha opinião...
     Bons estudos para nóssssss!!!!!!
  • Mayllan, pensei da mesma maneira. Eu cheguei a marcar a opção ERRADA, mas aí li e reli e cheguei a esse pensamento que você descreveu. Acho que era uma forma simples, mas talvez não tão segura de chegar à resposta correta. Porém, se analisarmos o que já foi citado acima, o conceito de classificação engloba realmente a coleção... 
  • Parece que o pessoal esquece de ler os comentários. O colega Bruno recebeu uma boa qualificação pelo seu comentário, mas acho que o povo passou reto. Então, para dirimir possíveis dúvidas, segue o conceito de classificação pelo dicionário de terminologia arquivística:



    Obs. A classificação não é atividade EXCLUSIVA de arquivo.

    Fonte: 
    http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
  • Concordo com vc Gisele  em relação à definição do termo classificação, todavia a questão é clara ao mencionar "classificação arquivística", logo, está referindo-se à classificação nos Arquivos exclusivamente, e, como comentado pelos nossos colegas, o Arquivo não tem como característica "colecionar" documentos. Errei a questão, mas acho anulável pela imprecisão na redação.