SóProvas


ID
3214369
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. A maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens, foi totalmente destruída. O fogo começou por volta das 19h30 do domingo (2 de setembro) e foi controlado no fim da madrugada de segunda-feira (3 de setembro).

(G1, 02.09.18. Disponível em:<https://goo.gl/v3jQdf> . Adaptado)


O incêndio destruiu toda a parte interna de um edifício historicamente associado

Alternativas
Comentários
  • C) à família imperial brasileira

  • Um incêndio  destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista , em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O fogo começou por volta das 19h30 do dia 2 de setembro de 2018 e foi controlado na segunda feira dia 3, nas primeiras horas do dia. Pequenos focos de fogo seguiram queimando partes das instalações .A instituição havia completado 200 anos em 2018 . 
    Não houve vítimas mas, o acervo, de mais de 20 milhões de peças, foi severamente comprometido. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.
    O diretor do Museu Histórico Nacional, o historiador Paulo Knauss, considerou o incêndio "uma tragédia". Na ocasião declarou :
    “É uma tragédia lamentável. Em seu interior há peças delicadas e inflamáveis. Uma biblioteca fabulosa. O acervo do museu não é para a história do Rio de Janeiro ou do Brasil. É fundamental para a história mundial. Nosso país está carente de uma política que defenda os nossos museus". 
    O museu já vinha funcionando com restrição de verbas , o que comprometeu a manutenção do prédio e pode  não só ter causado o acidente como também  facilitado a expansão do incêndio. O prédio, muito antigo, tinha muitas instalações elétricas precárias. 
    A mídia publicou amplas reportagens acerca do ocorrido. Não há dificuldades para obtenção de informações. Mas, há que ter conhecimentos mínimos de História do Brasil para responder a questão. O que é trabalhado na escola básica é suficiente. 

    Uma das alternativas aponta a associação histórica ao prédio destruído: 
    A) INCORRETA- A presidência da República esteve ligada aos Palácios do Catete e de Laranjeiras enquanto o Rio de Janeiro foi a capital do país e não ao Palácio da Quinta. 
    B) INCORRETA- A figura de Getúlio Vargas é associada ao Palácio do Catete , onde viveu enquanto presidente e onde cometeu suicídio. 
    C) CORRETA – O prédio onde estava instalado o Museu da Quinta da Boa Vista foi o Palácio São Cristóvão, residência oficial da família real desde a vinda de D. João VI para o Brasil, em 1808. 
    D) INCORRETA- As autoridades da Igreja Católica estão vinculadas aos vários prédios pertencentes à igreja espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. E, a embaixada do Vaticano é a Nunciatura Apostólica, localizada em Brasília 
    E) INCORRETA -A s Forças Armadas não tem a propriedade do prédio do Museu da Quinta.
    Gabarito do Professor: Letra C.