SóProvas


ID
321448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Fatores ligados à preservação devem ser considerados na produção documental. Por exemplo, documentos de valor permanente devem ser produzidos em papel alcalino.

Alternativas
Comentários
  • Armazenamento:
    Os documentos devem ser guardados na posição vertical, em estantes, e em ambientes bem ventilados. Os folhetos (documentos soltos sem encadernação) devem ser armazenados em gavetas na posição horizontal e acondicionados em caixas confeccionadas com 
    papel neutro ou alcalino, também chamado de papel permanente. Os documentos maiores não devem ser colocados em cima de outros menores, para evitar total deformação do suporte. O empilhamento deverá ser criterioso, baseado nas condições físicas, do tamanho e peso de cada obra.
    Fonte: Wikipédia
    Bons estudos!!
  • Felipe
    Muito bem colocado sua explicação, entretanto acho que ocorreu um equívoco a respeito do arquivamento vertical. Segundo o livro Elvis Correia de Miranda, no arquivo corrente utiliza-se o método vertical, porque é mais fácil de encontrar os documentos em função de ser muito procurado; por outro lado, no arquivo permanente é utilizado o arquivamento horizonta, porque evita que seja dobrado e amassado ao longo do tempo, além disso, ele é pouco consultado. Vale um adendo: nos documentos de grande dimensão também são arquivados assim, tais como plantas, mapas e desenhos.
  • A 1º explicação não condiz com o que a questão exige.
    A questão afirma que na PRODUÇÂO do documento deve ser considerada desde já a sua destinação, assim, vc PRODUZ O DOCUMENTO já supondo sua destinação, produzindo-o assim em papel alcalino, como foi colocada.
    Não está falando sobre como arquivar um documento produzido em um suporte como o papel comum e depois colocá-lo em caixas de papel alcalino.
    Eu errei a questão, pois acredito que a maioria dos documentos não sejam produzidos imaginando posteridade. São poucos casos. Mas se a CESPE diz estar certa, então está.... é a lei.
    Se alguém tiver embasamento, por favor,poste-o.
  • Pessoal, questão correta:

    Papéis alcalinos são fabricados com carbonato de cálcio precipitado, diferentemente dos papéis ácidos, que são fabricados com Caolim (Amarelos).

    Os papéis alcalinos preservam a infromação por muito mais tempo.

    Abraços
  • Bem,

    Ao ler a questão, posso ter interpretado errado, mas o que entendi do item é que, ao se criar um documento, é possível atribuir valor permanente a mesmo. A meu ver isso é definido no estágio de destinação e não na produção...

  • (CESPE/MPU/ANALISTA/2010) A preservação de documentos não depende apenas de acondicionamento e armazenamento físico. Para garantir a integridade das peças, é importante que o arquivista intervenha, também, nos procedimentos de produção e tramitação documental. CORRETA

  • O papel neutro é um papel não ácido ou ligeiramente alcalino e que, portanto, não se deteriora com facilidade.

  • CORRETO

    Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free

     

    PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.

    Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.



    PAPEL ACID FREE =  papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.

     

    Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQ­SP

  • Questão mal formulada, favorecendo quem não estuda!

  • DEVEM SER PRODUZIDOS EM PAPEL ALCALINO NOS ARQUIVOS PERMANENTES? SOCORROOOOO!! NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

  • "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo":

    Nos processos de produção, tramitação, organização e acesso aos documentos, deverão ser observados procedimentos específicos, de acordo com os diferentes gêneros documentais, com vistas a assegurar sua preservação durante o prazo de guarda estabelecido na tabela de temporalidade e destinação.

    Alguns documentos, conforme as normas vigentes, deverão ser produzidos em formatos padronizados. Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor permanente deverão ser produzidos em papéis alcalinos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 7)

  • Em complemento (muito importante):

    • (CESPE/STF/2013) Produzir os documentos de arquivo em papel de pH neutro é uma medida que deveria ser adotada para todos os documentos produzidos em uma organização, visando sua preservação para o futuro; (ERRADO)

    • (CESPE/STM/2018) Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos; (CERTO)

    • (CESPE/STM/2011) Fatores ligados à preservação devem ser considerados na produção documental. Por exemplo, documentos de valor permanente devem ser produzidos em papel alcalino. (CERTO)

    • (CESPE/MPU/2010) No acondicionamento de documentos permanentes, embalagens de papel com pH alcalino não devem ser utilizadas, porque provocam reações químicas que aceleram o processo de deterioração dos documentos. (ERRADO)

    • (CESPE/MPU/2013) O acondicionamento de fotografia em arquivo deve ser realizado em fôlder confeccionado em papel de pH neutro, método diferente do utilizado para a guarda de negativos, que devem ser acondicionados em envelopes confeccionados em papel de pH básico ou polietileno. (ERRADO)

    • (CESPE/TJDFT/2008) O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento. (CERTO)

    Da resolução dessas questões, inferem-se as seguintes considerações:

    • A adoção de papel e embalagens mais específicas, de pH neutro ou alcalino, deve ser tomada, necessariamente, apenas para os documentos de arquivo permanente, porque são bem mais custosos que os convencionais, não havendo necessidade de serem utilizados nos documentos de valor primário (podem ser utilizados esses materiais no valor primário? Sim! Necessariamente? Não!)

    • Podemos dizer que a regra é a adoção de suporte e embalagem de pH alcalino para os documentos de arquivo permanente, porque há recomendações nesse sentido, vejam:
    1. #Normas ISO 9.706 + ISO 11.108 + CONARQ/Res 42 - ESTABELECEM que o papel utilizado como suporte dos documentos deve ter índice de pH entre 7,5 e 10,0;

    • Não obstante haja a adoção de que o pH deverá ser alcalino (entre 7,5 e 10,0), percebe-se que, ao citar que o pH deverá ser neutro, também estará correta a questão - pelo visto é o que se adota na prática e na maioria das provas de concurso -, porque, consoante esse raciocínio, o pH não deverá, em hipótese alguma, ser ácido (entre 1 e 6);