SóProvas


ID
321451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Gestão de documentos é o sistema de controle sobre a produção e manutenção de documentos nas fases corrente e intermediária, por meio de registros, listagens, índices e planos de arquivamento.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, acho que o erro está em colocar o índice como uma técnica da fase corrente e intermediária, quando na verdade, ele é um auxiliar do sistema de busca para os arquivos permanentes. 

    Posso estar enganado, mas a gestão de documentos é relacionadas às fases corrente e intermediária realmente, como diz a questão, da mesma maneira que está na lei 8.159

    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Se eu estiver erro é só me responder no meu perfil, é sempre bom tirar dúvidas.

    Abraço
  • Aqui está uma questão que mostra claramente que a gestão de documentos só ocorre na fase corrente e intermediária:  Q109980 

    Com essa questão fica claro que a gestão de documentos não se refere à fase permanente, mas apenas trabalha dando a gestão dos arquivos, a sua destinação final.

    Não acho que o meu comentário anterior foi perfeito, mas se for para marcar ruim, pelo menos aponte porque ele foi ruim e onde está o erro da questão.

  • O erro da questão está nos instrumentos apontados. Na gestão os principais intrumentos são: plano de classificação e tabela de temporalidade.
    Registro: atividade do protocolo
    Listagens e índices: instrumentos auxiliares
    Plano de arquivamento: deve ser algum sinônimo para plano de classificação
    Pessoal, tenham atenção! A gestão de documentos só engloba as duas primeiras fases: corrente e intermediária. A avaliação é feita e decide o destino da documentação: descarte ou preservação. Ela pode e deve estar atuando desde o nascer do documento, já que, tendo na tabela de temporalidade que determinado tipo documental possui valor permanente, ele já poderá nascer num suporte mais adequado, como o papel alcalino.
    Tanto é que, nos EUA, os arquivos de primeira e segunda idade são tratados por um tipo de profissional: o record manager, e os arquivos de 3ª idade são de responsabilidade do archivist.

    Segue a definição do DIBRATE:
    gestão de documentos
    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento(1, 2) de  documentos em  fase corrente e intermediária, visando sua  eliminação ou recolhimento(1, 2).  Também chamado  administração de documentos.
  • Reforço: a gestão não engloba os arquivos permanentes. Para quem ainda tem dúvida, sugiro procurar o livro da Marilena Leite Paes: Arquivo: teoria e prática.

    Não confundam teoria das três idades ou ciclo de vida documental com gestão de documentos.

    Gestão de documentos:
     Arquivo Corrente: Produção / tramitação

     Arquivo intermediário: Tramitação/Destinação (eliminação ou preservação)                                             

    Teoria das três idades (ou ciclo vital):
    1ª idade: Arquivo corrente
     2ª idade: Arquivo Intermediário
     3ª idade: Arquivo Permanente  

     

    Espero ter ajudado. =)
                                                

  • gestão de documentos
    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
    arquivamento(1, 2) de  documentos em  fase corrente e intermediária, visando sua  eliminação ou
    recolhimento(1, 2).  Também chamado  administração de documentos.
  • O plano de arquivamento faz parte da organização e administração de arquivos e não da gestão documental. Por isso está errada a questão.
    Fonte: livro Arquivologia pata concursos - 3ª edição,  Renato Valentini, ptg 61. Fala sobre o plano de arquivo ( na fase de planejamento).
  • Só reforçando que a atividade 'Registro' é feita no PROTOCOLO, que faz parte da esfera dos Arquivos CORRENTES. Portanto, até ali, a questão está correta, errando apenas em colocar 'listagens' e 'índices' (instrumentos de pesquisa do arquivo PERMANENTE) como ferramentas da Gestão de Documentos (que abrange apenas os arquivos CORRENTES e INTERMEDIÁRIOS).


    Plano de arquivamento é sinônimo de Método de Arquivamento, e isso também é atividade da Gestão de Documentos, e jamais poderia ser uma atividade do Arquivo Permanente.


    Espero ter ajudado! :)

  • no meu entendimento o sistema de registro ou protocolo é uma das atividades que englobam a gestão documetal. 

  •  DE ACORDO COM A LEI 8.159

     

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

    PATA USO

     

    Produção

    Avaliação

     Tramitação

     Arquivamento

    Uso

     

    PADRÃO:  PUD

     

    PRODUÇÃO

    UTILIZAÇÃO

    DESTINAÇÃO