Para responder essa questão, acerca da relação entre cultura e currículo, o candidato deve indicar a alternativa correta sobre a concepção de currículo, de acordo com os autores Moreira e Candau (2007).
No documento “Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura", os autores Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau entendem a cultura como prática social. Nesse enfoque, coisas e eventos do mundo natural existem, mas não apresentam sentidos intrínsecos: os significados são atribuídos a partir da linguagem. Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica, portanto, o conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo. Assim, a cultura representa um conjunto de práticas significantes. Abordando as relações entre currículo e cultura, Moreira e Candau questionam se não seria pertinente considerarmos também o currículo como um conjunto de práticas em que significados são construídos, disputados, rejeitados, compartilhados. Propõem o entendimento do currículo como escolhas que se fazem em vasto leque de possibilidades, ou seja, como uma seleção da cultura, como conjunto de práticas que produzem significados.
Nesse contexto, o currículo é o espaço em que se concentram e se desdobram as lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e sobre o político. É por meio do currículo que certos grupos sociais, especialmente os dominantes, expressam sua visão de mundo, seu projeto social, sua “verdade". O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais. Consequentemente, o currículo é um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do estudante.
Os autores ressaltam a íntima relação entre currículo e cultura. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados. O currículo não é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido, mas sim um lugar em que, ativamente, em meio a tensões, se produz e se reproduz a cultura.
Fonte: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau]. Brasília : 2007. Disponível no portal do MEC.
Portanto, a letra B, “conjunto de práticas que produzem significados", é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra B.