SóProvas


ID
32149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

O MERCOSUL constitui uma barreira aos investimentos de empresas transnacionais na indústria e em serviços, o que favorece o fortalecimento das economias no interior do bloco, a fim de se superar o tardio processo de industrialização vivido por seus estados-membros.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Na realidade os blocos econômicos não têm a finalidade de constituir uma "barreira aos investimentos de empresas transnacionais",  e sim o objetivo de reduzir tarifas alfandegárias e facilitar a circulação de capital entre os países membros, aumentando a circulação de produtos, intensificando o comércio entre esses, fortalecendo suas economias e suas indústrias, TORNANDO-SE CONSEQUENTEMENTE mais competitivas para as empresas de países fora do bloco.

     

    Ou seja, o bloco pode dificultar a entrada pela competitividade, mas não pode-se dizer que constitui uma "barreira".

  • Algumas palavras sobre os Blocos Regionais:

    Os blocos econômicos regionais surgem para enfrentar o avanço tecnológico que torna as mercadorias obsoletas em menor tempo. Uma vez que precisam comercilizar seus produtos cada vez mais rápido (pois do contrário surgirão objetos com maior tecnologia agregada), os países buscam mecanismos para facilitar as transações comerciais com seus vizinhos - parceiros em potencial em virtude da próximidade. Assim, os blocos econômicos se apresentam como forma eficiente de troca de mercadorias antes que esses produtos sejam substituídos por outros mais modernos, porquanto preconizam redução ou isenção de taxas alfandegárias, além de outras medidas concertadas visando estimular a produção e venda das mercadorias dos seus membros. Por fim, os acordos intrabloco permitem a transação externa de produtos como se estivessem sendo vendidos internamente; em outras palavras, eles aumentam o mercado consumidor com o barateamento da comercialização.

    Ideia retirada do Manual de Geografia da Funag.